Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Por que se faz necessária a calibração anual das estações meteorológicas adquiridas?

Publicado em 27/03/2015
Por que se faz necessária a calibração anual das estações meteorológicas adquiridas?

Foto: Arquivo Ag Solve

 

As estações meteorológicas Ag Solve são sistemas semi-autônomos de aquisição e monitoramento de parâmetros climáticos. Projetadas para a garantia de uma vida útil em campo entre 15 a 25 anos, elas operam sem a necessidade de interferência do operador, armazenam dados internamente e, quando configuradas, também transmitem os dados a softwares personalizados que coletam e tratam as informações. Estes softwares configuráveis são exclusivos Ag Solve e oferecem grande variabilidade de comunicações e integração aos ambientes de tomada de decisão, seja por telas web, seja pela construção de grandes bases de dados junto aos seus clientes.

 

Contudo, para seu bom funcionamento, é fundamental que alguns procedimentos preventivos sejam realizados com certa frequência para a garantia de uma medição precisa e uma total funcionalidade do equipamento.

 

A falta de manutenção preventiva e calibração das estações meteorológicas pode acarretar diversos problemas, principalmente a ausência ou incerteza dos valores indicados por ela. Além disso, decorrente a esta falta de aferição, problemas com atendimento a licenciamentos e Termo de Ajustamento de Conduta com órgãos ambientais podem ocorrer, dificultando a operacionalização das plantas produtivas e comprometendo setores de Pesquisa e Desenvolvimento ou pesquisas de áreas acadêmicas que possuem o equipamento.

 

Preferencialmente, as calibrações devem ser realizadas anualmente, em função das severas condições de campo em que as estações meteorológicas ficam expostas. Em muitos casos, a radiação solar e a exposição de componentes acelera a degradação de peças e alguns acessórios que são elementares para uma boa medição do equipamento, como é o caso do mini abrigo de temperatura e umidade do ar. Entre outras peças, vale ressaltar que o pluviômetro também requer atenção especial, principalmente contra insetos e detritos que podem obstruir as vias de drenagem do funil do equipamento e fatores como o acúmulo de poeira e particulados atmosféricos que podem causar o desbalanceamento de seu mecanismo de medição. Além dessas ocorrências, também é possível citar incidentes como aves que se chocam contra os sensores mais sensíveis, alterando as condições de operação da estação em campo e afetando as medições. Portanto, é essencial que as verificações técnicas sejam feitas.

 

Como saber a data da última calibração?

 

Para ter conhecimento da última data em que a estação meteorológica foi calibrada, é necessária verificação dos relatórios de manutenção e/ou calibração de seu equipamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp