Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como a bomba FAP Plus ZW descontamina águas subterrâneas com maior eficiência energética?

Publicado em 27/10/2014
Como a bomba FAP Plus ZW descontamina águas subterrâneas com maior eficiência energética?

A bomba FAP Plus ZW (Água Zero), desenvolvida para a descontaminação de águas subterrâneas, é ideal para recuperar contaminantes em maior volume e com menor gasto de energia. É indicada para a remoção de compostos para remediação de áreas contaminadas, retirando apenas o produto desejado, sem a presença da água. A bomba FAP Plus ZW não bombeia água (por isso ‘Água Zero’), localiza a interface água/óleo, é de fácil instalação e tem durabilidade comprovada de até 20 anos. Pode ser aplicada em bombeamentos de hidrocarbonetos com viscosidade de até 80 SSU.

O sistema de bombeamento FAP Plus consiste em uma bomba pneumática flexível e robusta que, em conjunto com o flutuador, captura a fase líquida e a bombeia para fora da área contaminada. Para operar, o sistema exige apenas uma linha de ar comprimido e tubulação de bombeamento do produto. A bomba possui capacidade de produzir vácuo de até 5,9 m de coluna de água para recuperação de produtos viscosos e opera em profundidades de até 60 m. Variações de nível são compensadas pela tubulação e pelo flutuador ligados ao sistema. Em casos de operação a seco ou inundação do poço, o sistema não será prejudicado.

A Bomba FAP Plus ZW (Água Zero) é composta por:

-Skimmer montado
-Cabeçote do poço
-Filtro/regulador de ar comprimido
-Dispositivo de detecção de tanque cheio
-Compressor de ar
-Tubulação pneumática e do líquido recuperado

Como realizar a manutenção da bomba FAP Plus?

Eventualmente, o filtro hidrofóbico da bomba FAP Plus ZW (Água Zero) pode sofrer incrustação do produto contaminante ou formação de borra. Isso deverá ser eliminado com a operação do filtro por algum tempo na atmosfera ou com a substituição do elemento filtrante.

Como escolher o flutuador da sua Bomba FAP Plus ZW (Água Zero)?

O flutuador, que deverá ser inserido na parte inferior à bomba FAP Plus ZW (Água Zero), exerce a função de separar o produto contaminante da água do poço. A bomba tem a capacidade de recuperar volumes acima de 1100 litros de contaminantes por dia, eliminando a água ainda na fase de captura.

Para garantir o sucesso dessa operação, três tipos de flutuadores podem ser utilizados: padrão, alta viscosidade e densidade. Veja como funciona cada um deles:

Flutuador padrão (TR-517)

Indicado para recuperação de combustíveis, como gasolina e diesel, o flutuador padrão combina a densidade do flutuador com um elemento hidrofóbico para permitir a entrada seletiva do contaminante. Adicionalmente, possui um guia e uma mangueira enrolada para permitir a variação do nível d'água.

O flutuador foi projetado para operar no limite entre a água e o produto contaminante, possuindo um curso de ajuste de mais de 90 cm, dependendo do modelo. Para acomodar o flutuador no poço, é necessária uma distância mínima entre a lâmina d'água e o fundo do poço. No caso do flutuador padrão modelo TR-517, será necessário um nível mínimo de 61 cm entre a superfície da água e o fundo do poço. Essa distância será reduzida para 45 cm, se for usado o flutuador modelo TR-51711, embora este permita a variação do nível d'água de 60 cm.

Flutuador de alta densidade (TR-70410)

Este flutuador é indicado para produtos com viscosidade acima de 80 SSU, como óleos. O TR-70410 possui curso de até 76 cm e densidade específica de 0,95, fazendo com que o equipamento permaneça acima do nível d'água.

Flutuadores de densidade (TR-704, TR-706 e TR-712)

Os flutuadores de densidade têm a capacidade de variação de nível de até 45 cm, com densidade específica do flutuador de 0,95 e dimensões de 2” e 4” para equipamentos convencionais. Modelos especiais podem ser desenvolvidos com diâmetros de 6” e 12”, que são autoportantes, e podem ser usados em poços de maiores dimensões, escavações ou situações de água livre.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp