Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como e porque bombear chorume e gás condensado em aterros sanitários?

Publicado em 23/07/2014
Como e porque bombear chorume e gás condensado em aterros sanitários?

 

 

O chorume é um dos problemas ambientais que mais cresce no Brasil e em muitos outros países. Também conhecido como líquido percolado, o chorume é uma substância resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas e é comumente encontrado em lixões e aterros sanitários.

A preocupação em relação ao chorume é maior quando este é produzido em lixões a céu aberto, presentes em todo o país. Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões não foram planejados e, por essa razão, o líquido acaba atingindo as camadas inferiores do solo e pode chegar até os lençóis freáticos. A produção de chorume em aterros sanitários é menos preocupante atualmente, pois existe uma fiscalização mais rigorosa. Além disso, a contenção é realizada através de mantas impermeáveis e coletores que enviam o chorume para grandes reservatórios. De lá, segue para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), onde será tratado.

Além do chorume, a decomposição do lixo em lixões e aterros sanitários gera vários gases, alguns em grandes quantidades e outros em quantidades menores. Os gases presentes nos aterros de resíduos incluem o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), gás sulfídrico (H2S), nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). O metano e o dióxido de carbono são os principais gases provenientes da decomposição anaeróbia dos compostos biodegradáveis dos resíduos orgânicos.  Por conta da liberação dos gases, os aterros sanitários são considerados uma das alternativas para geração do biogás.

Para a remoção de chorume em aterros sanitários e ampliação de captação de gás para produção de energia, a bomba SRX-LP, fabricada pela Durham Geo e comercializada pela Ag Solve no Brasil, mostra-se a tecnologia mais eficiente. O chorume é altamente agressivo química, mecânica e biologicamente e um produto altamente ácido. Por essa razão, o poço de captação pode apresentar fogo ou líquido em temperatura perto dos 100 graus, o que não afeta o desempenho da SRX-LP, pois seu sistema operacional suporta temperaturas acima de 120°C. Além disso, o equipamento possui um cabeçote especial que permite o completo aproveitamento do gás de poços em vácuo, sem a perda ou diluição de gás pelo ar comprimido de acionamento da bomba.

 

Quais as vantagens da bomba SRX-LP?

 

 

A SRX-LP possui um design simples e inovador e, como foi construída com componentes robustos, resiste ao ambiente agressivo dos aterros sanitários. A bomba pneumática provida de válvulas automáticas foi desenvolvida para a extração de chorume ou condensação de gás em níveis variáveis.

O produto tem como diferenciais a resistência às altas temperaturas, número reduzido e fácil reposição de peças, corpo em aço inoxidável, confiabilidade e preço competitivo, instalação e manutenção extremamente simples, fundo curvo que previne problemas na instalação, boia em ebonite de alta durabilidade e pouco peso, mantendo a característica de ser autocontrolada com elevada vazão total.

O equipamento pode ser montado e desmontado utilizando apenas uma chave inglesa. Sua taxa de vazão é de até 36 litros por minuto e seu sistema operacional suporta temperaturas acima de 120°C. Pode ser utilizada em setores como saneamento, qualidade do solo, qualidade da água e hidrologia subterrânea.

 

Operação

A bomba SRX-LP é instalada no nível desejado e requer somente três linhas: suprimento de ar, exaustão de ar e descarga de fluídos. O ar comprimido é enviado à bomba (geralmente 0.5 psi a cada 30 cm. de profundidade) e, enquanto o líquido entra na parte inferior da bomba através do filtro de entrada, a boia interna abre a válvula de ar. O ar entra na bomba, fecha a válvula de vedação inferior e empurra o fluído (na câmara da bomba) através do tubo central de descarga até a superfície. Conforme o fluído é expelido do equipamento, a boia vai retornando ao seu limite inferior no qual fecha a válvula de entrada de ar e abre a válvula de exaustão de ar. O ciclo se repete automaticamente enquanto o fluído entrar.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp