Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como funcionam os sistemas de amostragem no CMT?

Publicado em 29/04/2008

A técnica química da Ag Solve, Melanie Lopes, dá dicas de uso e explica as aplicações possíveis para os sistemas de amostragem no poço multinível CMT - Continuous Multi-Channel Tubing. O equipamento foi desenvolvido para facilitar o monitoramento do nível d'água e a coleta de material para a realização de análises de locais comprometidos por contaminantes.

 

Quais são os sistemas de amostragem possíveis no CMT?

Os sistemas são Bomba Peristáltica, Bomba Inercial e Bomba Micro Double Valve.

Quais são as características de cada uma e também as diferenças?

A Bomba peristáltica 410 é portátil, sendo bastante compacta e de fácil operação. Suas dimensões são 32mm x 13mm x 17 mm, pesando cerca de 4kg. Seu corpo de metal é bastante resistente, não havendo aberturas e acessos, minimizando a entrada de água. Ela é automática, movida a bateria portátil externa de 12V; trabalha em sistema de purga ou amostragem, para vazões a partir de 12ml/min até mais de 3,5 l/min; permite aplicação de sistema low-flow e opera com líquidos e gases, além de  também trabalhar na coleta de VOC's. Já a Bomba Inercial Mini é ideal para amostragem de poços é manual, simples, econômica e portátil -  uma excelente opção para sítios remotos de monitoramento.  A Bomba Micro Double Valve é indicada para amostragem de VOC's, até 25 metros. Para sua operação é necessário o uso de controladores pneumáticos e uma fonte de ar comprimido originário de compressor ou cilindro de gás

 

Quais são os dados que podem ser obtidos por meio de cada um desses sistemas?

Os três sistemas determinam a concentração do contaminante e sua profundidade, gerando uma caracterização tridimensional nas situações em que forem aplicados.  Somente assim o usuário poderá conhecer detalhes do contaminante e seu caminhamento no solo, a melhor forma de remediação e localização de eventuais barreiras a serem implementadas.

 

Para quais tipos de casos cada um dos sistemas de amostragem é indicado?  

A Bomba Peristáltica é indicada para o monitoramento em até 7 metros; já a Bomba Inercial e a Bomba Double Valve Micro pode ser usada para até 25 metros.

 

 

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no endereço:   http://www.agsolve.com.br/pdf/produtos/cmt_apres.pdf

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp