Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como utilizar a sonda Aquaread AP 2000?

Publicado em 18/06/2014
Como utilizar a sonda Aquaread AP 2000?

A AP 2000, sonda multiparâmetros destinada ao monitoramento da qualidade da água, é considerada o melhor produto do mercado, segundo especialistas. O equipamento é capaz de mensurar parâmetros de qualidade da água com eficiência, facilidade e precisão. Para utilizá-la corretamente, é preciso seguir alguns passos importantes.

O primeiro deles é a instalação das pilhas AA no equipamento, que deve ser feita com auxílio da chave de fenda. Depois disso, conecte o cabo de comunicação no Aquameter e no Aquaprobe. É importante respeitar a posição de encaixe do cabo de comunicação nos conectores, a fim de evitar danos ao equipamento.

Feito isto, pressione o botão vermelho para ligar ou desligar o equipamento. As teclas da esquerda e da direita movimentam a tela inicial para outras leituras dos parâmetros. No item MENU é possível acessar as configurações, com o auxílio das teclas laterais, e navegar pela estrutura em formato de árvore do menu esquerda/direita e cima/baixo. A tecla OK confirma seleção; a ESC retorna a tela anterior, a M acessa os dados e a M+ salva os dados.


 
Parâmetros que podem ser mensurados pela AP 2000

A AP 2000 mede importantes parâmetros no monitoramento da qualidade da água. Veja quais são eles, a seguir:

 

Prefixo

Significado

Unidades

TEMP

Temperatura da sonda

°C ou °F

pH

pH (acidez/alcalinidade)

pH ou pHmV

ORP

Potencial de redução e oxidação

mV

DO

Oxigênio dissolvido

% de sat ou mg/L

EC

Condutividade elétrica

uS/cm² ou mS/cm²

 TDS

Total de sólidos dissolvidos

mg/L ou g/L

SAL

Salinidade

PSU ou ppt

SSG

Gravidade específica da água do mar

T

BARO

Pressão barométrica

mB ou mmHg

DEPTH

Profundidade abaixo ou acima do ponto zero

 m ou pés

Lat

Latitude

graus e minutos

Long

Longitude

graus e minutos

Alt

Altitude acima do mar

m ou pés

 

Como é feita a leitura dos parâmetros

As setas ao lado dos parâmetros indicam a tendência da medição: a seta para cima aponta valores crescentes e, a seta para baixo, valores decrescentes. Quando a seta aponta duas direções, é porque a estabilização dos parâmetros está sendo feita. Ao estabilizar todos os parâmetros, o equipamento exibe uma seta no canto esquerdo.

O Aquameter é capaz de armazenar até mil conjuntos de leituras de modo automático ou manual. Para limpar a memória, desligue o aparelho, segure a tecla M+ e em seguida ligue de novo. Uma tela será exibida solicitando que o usuário confirme a ação. É importante lembrar que, antes de submergir a sonda na água para realizar medições, é necessário retirar o Cap do eletrodo de pH.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp