Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como limpar e calibrar a sonda AP 2000?

Publicado em 25/03/2014
Como limpar e calibrar a sonda AP 2000?

A calibração é um procedimento fundamental para mensurar a qualidade da água. Nas sondas multiparâmetros da Aquaread, é o que garante o sucesso e a qualidade das leituras. Além da calibração, o procedimento de limpeza completa deve ser adotado periodicamente, considerando os inúmeros tipos de contaminações aos quais o equipamento está sujeito. É importante notar que a limpeza vem antes da calibração. Sempre após uma limpeza completa é necessária uma calibração completa e, para isso, é importante assegurar que o equipamento esteja livre de contaminantes e resíduos sólidos. Mesmo assim, entre uma amostra e outra é necessário uma limpeza rápida para não haver contaminações cruzadas. A limpeza rápida é feita com água destilada ou deionizada, sem retirar a luva da sonda, apenas entre os orifícios e leves batidas para retirar o excesso de água.

 Limpeza completa

Para realizar a limpeza completa da sonda AP 2000 são necessários materiais como água corrente, água destilada/deionizada, detergente neutro, escova com cerdas macias e papel tolha. Lembre-se de manter o cabo de comunicação AP 2000 no conector da sonda, para que não haja contato com a água, evitando assim danos aos componentes eletrônicos.

Preparados os materiais e verificado cabo, o primeiro passo é desrosquear a luva da sonda e lavar em água corrente. Se houver acúmulo de resíduos no equipamento, utilize sabão neutro e a escova de cerdas macias para removê-los, delicadamente. Observe atentamente se não há resíduos no eletrodo pH/ORP. Após finalizar a retirada dos resíduos, enxague o equipamento com água destilada ou deionizada. Por último, seque todas as partes com papel toalha e rosqueie a luva na sonda.

É importante salientar que a luva que envolve os sensores da sonda é parte integrante do equipamento e pode ser utilizada constantemente. A luva deve ser removida apenas para limpeza e recolocada logo em seguida. Toda vez que for retirada ou movimentada, uma nova calibração será necessária, pois esta serve de referência para os eletrodos ópticos.

Calibração

A calibração deverá ser feita no início de cada dia sempre que o equipamento for usado e em uma temperatura próxima a 25°C. No frasco de calibração -- ou no próprio frasco de solução Rapidcal -- insira a sonda. Mas, atenção! É preciso certificar que a solução é suficiente para efetuar a calibração e ela deve alcançar o nível mínimo indicado na sonda.

Feito isto, bata a sonda levemente no fundo do frasco a fim de eliminar possíveis bolhas de ar que se aderem aos eletrodos. Aguarde até os parâmetros estabilizarem, principalmente a temperatura. Após a estabilização,  acesse o menu calibração e selecione a opção Rapidcal. Quando a calibração estiver concluída, pressione OK e então ESC para voltar ao modo de operação normal.

Veja nas telas principais, se as leituras dos parâmetros calibrados condizem com os padrões: CE 2570uS/cm² e pH 7,00. Estes valores devem ser aproximados, pois  deve-se considerar que pode haver um erro tanto do equipamento como da solução.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp