Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como obter um melhor desempenho dos Eletrodos Óticos Aquaread?

Publicado em 13/11/2013
Como obter um melhor desempenho dos Eletrodos Óticos Aquaread?

Todos os eletrodos óticos Aquaread são incrivelmente sensíveis. Por exemplo, o eletrodo de turbidez é capaz de medir entre 0 e 3000 NTU com a resolução interna de apenas 0,1 NTU. Isso significa que o eletrodo é capaz de detectar mudanças na turbidez menores do que 0,003% do seu alcance máximo. Os outros eletrodos óticos possuem um nível de sensibilidade semelhante. Entende-se, portanto, que para garantir leituras estáveis e repetíveis, o ambiente onde as leituras serão feitas deve ser completamente estável e apresentar as mesmas condições em todas as medições. Por esse motivo, todas as sondas são feitas com uma capa de alumínio fosco e uma tampa que envolve os eletrodos sensíveis e fornece uma câmara de medições fechada, não reflexiva e de condições constantes. Isso é essencial para a calibragem e funcionamento correto de todos os tipos de eletrodos óticos. Um diagrama da câmara de medição da AP-2000 é exibido abaixo. Outros modelos de sondas são semelhantes.

Para obter resultados consistentes, a câmara de medições da sonda deve permanecer constante durante o processo de calibragem e medições. Se um eletrodo ótico for calibrado sob determinadas condições e depois for usado para medições em outras condições, naturalmente, as leituras serão errôneas, principalmente as de baixas concentrações.

Um bom exemplo dessa situação é calibrar com a tampa removida e depois realizar a medição com a tampa encaixada (ou vice versa). Ao mudar as configurações físicas da câmara de medição, você também altera a calibragem e resposta do eletrodo.

Outro problema que pode ocorrer ao tentar medir baixas concentrações é o ar em formato de bolhas visíveis e/ou microscópicas. Elas agem como pequenos prismas e podem refratar e refletir tanto a luz de excitação quanto o sinal de retorno a ser medido.

Dicas para medições bem sucedidas usando os eletrodos óticos

- Sempre mantenha a câmara de medição e lentes do eletrodo limpas.

- Sempre encaixe a capa e tampa da sonda durante calibragem e medições.

- Se estiver usando a AP-2000, certifique-se de o plugue da tampa também esteja encaixado.

- Sempre deixe que as leituras estabilizem completamente durante os processos de calibragem e medições.

- Sempre tente eliminar as bolhas de ar agitando a sonda. Na AP-7000, ative o mecanismo de auto limpeza.

- Sempre faça a calibragem e zere os eletrodos em uma temperatura mais próxima possível da temperatura da amostra. Isso é especialmente importante para o eletrodo de óleo refinado.

- Sempre zere o eletrodo antes de usá-lo em água limpa (água mineral de garrafa é ideal). Isso é especialmente importante para o eletrodo de óleo refinado.

Especificações Detalhadas dos Eletrodos Óticos (Clique para ver a tabela)

Notas:

1. NMD (Nível Mínimo de Detecção) é o valor mínimo que o eletrodo é fisicamente capaz de medir.

2. NMR (Nível Mínimo de Repetição) é o valor no qual as leituras óticas do eletrodo tornam-se duvidosas e irrepetíveis (a menos que sejam tiradas em condições ideais) devido à fatores de interferência como refração de bolhas de ar visíveis e arejamento microscópico.

3. Todos os eletrodos óticos, com exceção do eletrodo de turbidez, utilizam técnicas de medição fluorescentes. A interferência de espécies microbiológicas e compostos que brilham em comprimentos de onda parecidos, e diferenças na fluorescência causadas pela temperatura, luz ambiente e turbidez podem causar imprecisões.

4. A medição de fluorescência é ideal para pesquisadores que estejam interessados em detectar a presença ou ausência de uma substância específica de concentração normal e em medir as alterações da fluorescência relativa, que podem ser usadas para indicar o aumento ou diminuição das concentrações. As técnicas de medição de fluorescência não são ideais para medições quantitativas e isso é impossível determinar uma precisão absoluta.

5. Para obter resultados precisos, os dados coletados em campo com um eletrodo fluorescente devem ser pós-calibrados com dados de uma análise padrão de laboratório de grandes amostras coletadas durante o estudo.

*Este documento não substitui o manual de instruções da sua sonda (Aquaprobe), que também deve ser estudada cuidadosamente antes de se instalar e usar qualquer eletrodo.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp