Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como calibrar o sensor de clorofila?

Publicado em 21/08/2013

O aparecimento de cianobactérias nos corpos d´agua apresentam sérios riscos à saúde da população em função das potentes toxinas que produzem. Elas interferem também no equilíbrio do ecossistema aquático, pois podem conduzir a desoxigenação do corpo d´agua, além de alterar o odor e o sabor das águas tratadas nas estações.

Para detectar a presença ou ausência de Clorofila A  e para medir as alterações nas concentrações encontradas, a AP 2000, da Aquaread, é uma poderosa aliada, devido à sonda óptica de clorofila, que funciona pela medição da fluorescência. O sensor de clorofila da Aquaread é capaz de mensurar todos os elementos que produzem fotossíntese, exceto as classes de algas Ficocianina e Ficoeritrina, que são medidas individualmente através de outros sensores. Um eletrodo induz a clorofila para fluorescência e mede-se, então, o comprimento de onda -- a luz que é emitida como resultado do processo de fluorescência.

Como fazer e porquê calibrar?

Para garantir resultados consistentes e confiáveis, é essencial que o eletrodo de clorofila seja calibrado. Evelyn Silva, do Departamento Técnico da Geoacqua, empresa de locação de equipamentos, explica como: “O eletrodo de clorofila tem dois pontos de calibração, o ponto Zero e a calibração com Rodamina 500 ug/L, que é usada como um corante para fixar a sensibilidade do sensor.” Evelyn ressalta que “logo na sua instalação é necessário se fazer a calibração em ambos os pontos, para definir a sensibilidade relativa do eletrodo e estabelecer sua inclinação”. A calibração do ponto Zero deve ser feita diariamente enquanto que a calibração com Rodamina (PT2) deve ser realizada mensalmente.

Passo a passo da calibração do ponto zero

Evelyn explica o passo a passo da calibração do ponto zero, que deve ser feita todos os dias.

- Primeiramente é necessário retirar a  luva de proteção;
- Retire a tampa do sensor de pH;
- Lave as sondas com água destilada;
- Reponha novamente a luva de proteção;
- Em seguida, encha o frasco de calibração com água destilada e coloque a sonda no frasco, batendo levemente a mesma no fundo do frasco para eliminar possíveis bolhas de ar.
- Observe a tela de medição e aguarde até que as leituras de temperatura e de clorofila se estabilizem. Se a leitura de clorofila estiver muito elevada, provavelmente há presença de bolhas de ar e é necessário removê-las.
- Após os parâmetros estabilizados, vá até a opção Menu e selecione calibração, prossiga até a opção  FullCall e, em seguida, selecione Aux Eletrodos;
- Clique na opção clorofila. Vai aparecer duas opções de pontos de calibração, PT1 e PT2. O primeiro ponto (PT1) é referente ao ponto Zero de calibração. Selecione a opção PT1.
- Primeiramente as leituras vão se estabilizar e somente quando elas estiverem  estáveis, começará a calibração, exibindo um contador de progresso.
- Se a calibração for bem sucedida chegará até 100%. Então, pressione o botão OK e em seguida ESC até voltar para a tela de medição;
-  Retire a sonda do frasco de calibração e seque com uma flanela limpa e macia.

Passo a passo da calibração com Rodamina 500 ug/L

Feita a calibração do ponto zero, é hora de fazer a calibração com Rodamina, que é o ponto 2 (PT2).  Esta solução é preparada através de diluição com água destilada e sua durabilidade é de cinco dias, após sua diluição em ambiente refrigerado. Evelyn detalha como fazer:

- Coloque a sonda na solução de Rodamina;
- Espere os parâmetros se estabilizarem;
- Depois de estabilizados, siga as mesmas instruções usadas para fazer a PT1 até chegar na opção AUX Eletrodos;
- Selecione a opção PT2;
- Aguarde até que o medidor se estabilize e calibre;
- Após a calibração, pressione OK e volte a tela de medição;
- Confira o resultado obtido pelo sensor de clorofila, que deve esta marcando próximo de 118 ug/L a 20 °C (este valor pode variar com a temperatura).

Feito isso, o equipamento estará calibrado e pronto para uso.
 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp