Dicas e Soluções > Como monitorar locais perigosos ou de difícil acesso?
Monitorar o meio ambiente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, quando as áreas a serem acompanhadas estão localizadas em trechos de difícil acesso ou em zonas perigosas. Para isso, é preciso tecnologia de ponta à disposição, como equipamentos feitos com materiais de alta durabilidade, com sistemas automáticos de monitoramento, onde os dados sejam coletados 24 horas por dia, sem necessidade de energia elétrica para funcionar. Outro ponto importante é repassar as medições instantaneamente por diversas vias, como celular, fibra óptica, ethernet, satélite, rádio, cabo serial e short hall modem, por exemplo.
A Ag Solve, empresa de monitoramento ambiental, possui soluções para estes tipos de trabalhos difíceis e foi por isso, que desde junho de
Segundo o engenheiro, os equipamentos automáticos disponíveis na linha da Ag Solve são essenciais para o monitoramento em locais perigosos e/ou de difícil acesso, pois facilitam os trabalhos. “A vantagem ao se utilizar estes tipos de equipamentos é a mobilidade e a não utilização de mão-de-obra para execução. Além disso, o dispositivo recolhe os dados de forma contínua oferecendo maior quantidade e qualidade nos dados coletados. Outro benefício, em rios como os afluentes do Rio Amazonas, é a sua operação, já que é uma região desabitada e com dificuldades em se obter leituristas nas áreas de interesse; os dispositivos operam de forma autônoma, além de possibilitarem a telemetria, por meio da qual podemos obter os dados hidrométricos em tempo real”, avalia Hissatugu. Entre os equipamentos que foram adquiridos para estes trabalhos estão o Levelogger, para obtenção de níveis d’água, e o Barologger, além da linha de meteorológica como sensores para medição de temperatura (máxima e mínima), ventos (direção e velocidade) e outros parâmetros.