Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Vertedouros bem dimensionados garantem segurança em barragens

Publicado em 18/02/2008

O vertedouro é considerado uma das partes mais importantes de uma barragem, seja ela de usina hidrelétrica, mineradora, irrigação, abastecimento, navegação ou outras. É uma obra de engenharia hidráulica, que consiste em um canal construído artificialmente, com a finalidade de conduzir a água de forma segura através de uma barreira, servindo como sistema de escape, impedindo a passagem da água por cima da barragem quando ocorrem chuvas ou aumento da vazão - característica que o torna quesito de segurança em barragens.

 

O projeto de um vertedouro exige um estudo detalhado tanto em modelo matemático como em modelos físicos reduzidos, para checar a estabilidade da obra, da formação do jato, das comportas, da operação do vertedouro, entre outros itens. “Se o vertedouro não for bem dimensionado, a força da água pode danificar a sua estrutura, fazendo com que a barragem se rompa, provocando graves acidentes, com danos não só para o meio ambiente, como para a agricultura e os seres humanos que habitam a área atingida”, alerta Mário de Freitas Mendes, técnico em hidrometria do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

 

Segundo ele, os vertedouros atuam também como auxiliares na medição da vazão do fluxo de água. “Essas estruturas são montadas de tal forma, que nos permitem quantificar o volume de água que passam por elas, servindo para conhecer ao longo do tempo, a variação de vazões em função de fatores climáticos, uso da água, uso do solo da bacia, entre outras coisas.”

 

O técnico observa ainda, que “a construção de um bom vertedouro depende, principalmente, de obedecer fielmente às medidas pré-dimensionadas e de uma boa sondagem para se adotar os procedimentos corretos para construção. A Ag Solve fornece os equipamentos de informações de nível e volume de chuva precipitado, dados indispensáveis para se fazer a quantificação”. Acompanhe as dicas e os cuidados , sugeridos pelo especialista, para construção de um vertedouro seguro e eficiente.

 

 

 

  • Na fase da construção, deverá ser  verificada cada medida pré-estabelecida, pois conta-se, ainda, com a possibilidade de adequar as fórmulas a pequenos desvios que possam ocorrer na construção.

 

  • Na parte da aquisição de dados deve-se certificar que os equipamentos estejam medindo o real; para isso, é preciso comparar os níveis medidos automaticamente com leitores de escalas, feitas visualmente em régua limnimétrica instalada na estrutura.

 

  • Como a queda da água pode ser muito alta e com uma vazão muito elevada também, nos pés do vertedouro devem existir estruturas que ajudem a dissipar a energia cinética da água, afim de não causar danos à base da barragem.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp