Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como fazer os testes com sensores de pH?

Publicado em 05/06/2012
Como fazer os testes com sensores de pH?

O mais recente lançamento da Ag Solve, as sondas multiparamétricas da linha Aquaread, AP 2000 e AP 7000, são capazes de verificar de 11 a 17 parâmetros de qualidade da água, conforme a escolha do cliente. Uma das vantagens contidas em ambas as sondas é a capacidade de mensurar parâmetros básicos como temperatura, OD Ótico, CE, pH e ORP.

Entre os parâmetros básicos inclusos nas sondas está o sensor de pH (potencial hidrogeniônico), termo que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Nas sondas Aquaread, o sensor de pH pode ser utilizado para mensurar soluções em estações de tratamento de água (ETA), estações de tratamento de esgoto (ETE), indústrias, bacias hidrográficas, poços, aquíferos (para aplicação em low flow subterrâneo), entre outros locais.

Os sensores de pH da linha Aquaread são de fácil utilização. Renato Druzian, técnico de laboratório da Ag Solve, explica como fazer:  “para usá-lo basta retirar o Cap, eventualmente enxaguar o sensor de pH para remoção da solução de armazenamento (KCl),  e colocá-lo dentro da amostra que irá fazer a leitura. Cap é a proteção do sensor, onde fica uma esponja que é responsável pela umidade do aparelho, fazendo com que ele não resseque”.

De acordo com Druzian, os testes com sensores de pH devem ser calibrados em soluções tampão específicas de 7,00 e 4,01, e na dúvida em campo, podem ser feitas comparações com águas minerais engarrafadas onde o valor de pH é conhecido, por exemplo com água mineral, que deve ter um pH compreendido entre 7,0 e 7,5. ”De forma geral, as sondas Aquaread possuem excelente repetibilidade das medições e baixos índices de descalibração, mesmo quando submetido a condições extremas de ambiente como elevados teores de ferro ou argila, valores extra-baixos de condutividade elétrica ou variações de temperatura entre a sonda na atmosfera e a amostra”, afirma Druzian.

Para fazer a calibração do sensor de pH são necessárias duas soluções tampão com pH 7 ou pH 4. “Nos equipamentos, há um menu em que se pode fazer a escolha dos valores de pH das soluções a serem calibradas ou pode-se optar pela utilização dos padrões, pH 7 e pH 4”.

A manutenção deste tipo de sensor deve ser realizada através de limpeza com água destilada e com a imersão do eletrodo em solução de Cloreto de Potássio (KCl) para que o equipamento se mantenha sempre úmido. “O KCL é um sal utilizado para que o sensor de pH não resseque e assim não ocorra a perda do aparelho”, explica o técnico da Ag Solve.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp