Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como medir com precisão o nível das águas subterrâneas e superficiais?

Publicado em 21/03/2012
Como medir com precisão o nível das águas subterrâneas e superficiais?

Tecnologia permite monitoramento hidrológico através de registro de dados ambientais em tempo real

O monitoramento do nível das águas superficiais e subterrâneas é essencial para alertar sobre as cheias e a escassez dos recursos hídricos, especialmente quando estes tem a finalidade de abastecer alguma região. Para planejar e gerenciar os recursos hídricos é necessário obter dados hidrológicos confiáveis, para que o planejamento não seja feito através de estimativas, o que poderia conduzir a decisões errôneas e precipitadas.

De acordo com Adriana Artoni, gerente comercial da Ag Solve, “para medir com precisão o nível das águas subterrâneas e superficiais, o Levelogger é o equipamento mais indicado”. O Levelogger Edge, produto da Solinst, é um transdutor de pressão com datalogger interno para medição e armazenamento automático do nível estático, dinâmico e temperatura da água.

Segundo Adriana, “o produto é campeão de vendas na Ag Solve nos últimos meses, devido a sua precisão no monitoramento do nível d’água em poços, canais abertos, rios, lagos, mananciais, reservatórios, aquíferos e poços. Pode ser utilizado, também, para testes de bombeamento, testes slug, monitoramento de recarga, fluxo de aferição, porto e medição da flutuação das marés, zonas úmidas, monitoramento de águas pluviais, níveis de tanques e águas de mina, além da gestão de resíduos de aterros”, afirma.

Segundo a gerente comercial, o produto é utilizado em conjunto com o Barologger. “São equipamentos bastante semelhantes, atuam como transdutores de pressão e determinam o nível d’água através da pressão exercida sobre eles. Quando submerso, o Levelogger faz a leitura da pressão total (pressão da água mais a pressão barométrica) enquanto o Barologger fica fora da água e faz somente a leitura da pressão barométrica”, explica ela.

Em poucos segundos, as leituras resultam em dados compensados. “O sensor datalogger possibilita a obtenção de 120.000 mil conjuntos de dados, com precisão maior de 0,05%” afirma Adriana.  Além disso, segundo ela, o Software PC Levelogger Edge é muito simples, o que torna a visualização e a compensação de dados do datalogger, mais fácil.

O equipamento à prova d' água apresenta outras vantagens como sensor de temperatura, transdutor de pressão e bateria interna com 10 anos de duração, comunicação mais rápida e velocidades de download com leitor óptico de alta velocidade, agilização de software com mais opções de amostragem, sensor robusto de pressão em Hastelloy, além de ser livre de manutenção. Segundo Adriana Artoni, “o corpo selado por Ttitanium com base revestida em PVD, possibilitam ao Levelogger resistência à corrosão em ambientes agressivos, bem como a possibilidade de leituras em ambientes e condições de extrema pressão e temperatura”.

Mais informações sobre o Levelogger Edge podem ser obtidas pelo telefone (19) 3825-1991 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp