Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como funciona o pluviômetro?

Publicado em 08/06/2011

O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre). Como o equipamento mensura a quantidade de chuva que precipita, é elementar para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura. Porém muitas pessoas desconhecem as especificações necessárias para uso desse aparelho, sua aplicação e até mesmo as condições mínimas para sua correta utilização.

O equipamento é conceituado por ser um coletor da água de precipitação, com área de coleta conhecida.  Já, o pluviógrafo é o instrumento com as mesmas características, mas  com capacidade de registrar o tempo. Assim qualquer pluviômetro conectado a um registrador que indique data e hora é um pluviógrafo ou pluviômetro automático. Conforme explica o técnico da Ag Solve Bruno Bertoni, “convencionalmente o pluviômetro automático tem o princípio de funcionamento composto por um sensor de precipitação tipo báscula, que se move e aciona um componente magnético que gera pulsos transmitidos ao registrador Ag Logger ou Rainlogger ®. O índice pluviométrico em milímetros indica o volume em litros de água que caíram em um metro quadrado de área, assim uma chuva de 20 mm corresponderá à precipitação de 20 litros de água por metro quadrado, logicamente sempre na horizontal. Em equipamentos automáticos, um software de coleta e tratamento de dados é utilizado para relatórios temporais e análises das características da chuva.  Alguns desses equipamentos são comercializados pela Ag Solve com recursos de telemetria, o que torna o dado disponível quase instantaneamente.

Segundo Bertoni, “a manutenção desses equipamentos limita-se à manutenção da área de captação na horizontal com auxílio de bolha de nivelamento, da limpeza do interno do funil, e na manutenção de integridade do cabo de sinais, tarefas a serem realizadas no intervalo determinado pelo cliente em razão das condições de campo e objetivos do projeto. A calibração do aparelho é recomendada a cada ano, com instrumentos calibrados pelo INMETRO”. 

Mais informações de como adquirir o Pluviômetro Automático Ag Solve, ligue para o telefone (19) 3825-1991 ou envie um e-mail para vendas@agsolve.com.br

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp