Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Quando substituir a bexiga da bomba 407?

Publicado em 08/09/2010

Alguns profissionais ainda não sabem, mas, nem sempre há a necessidade de se trocar a bexiga da bomba de amostragem modelo 407, pois quando utilizada em condições normais possui até 10 anos de garantia. A dúvida que fica é: quando se deve substituir este material?

 

Bruno Bertoni, especialista da área técnica da Ag Solve, explica que “quando há um estudo mais profundo, para uma determina aplicação e condições de uso adequadas, não existe a necessidade de substituir a bexiga e o processo de descontaminação é completamente aplicável. Somente quando tratamos de equipamentos para locação é que elas são substituídas, todas as vezes que o equipamento retorna do trabalho a campo, como medida de prevenção, para os demais equipamentos onde os clientes conhecem as condições de trabalho, isso não é necessário na grande maioria das vezes”.

 

A vantagem de se fazer o processo de descontaminação para o reuso da bexiga, de acordo com Bertoni, é a redução do tempo de trabalho a campo, já que é feita em um tempo muito inferior ao da troca da bexiga, além do menor custo em longo prazo, e menor geração de resíduos.

 

O técnico alerta para um dos problemas que pode ocorrer e levar a necessidade de substituição da bexiga, que é a contaminação cruzada. Bertoni explica que a contaminação cruzada ocorre quando o processo de descontaminação não é realizado corretamente ou quando os limites do equipamento não são respeitados. “Isto influencia em todo o processo de coleta subsequente ao fato ocasionando dados incorretos sobre as amostras”, explica ele. Até hoje, o único problema registrado pela Ag Solve em relação aos contaminantes foi a ocorrência da precipitação de metais dentro da bexiga. Outro caso hipotético que pode causar contaminação cruzada é a presença de óleos pesados na amostragem, fato nunca comprovado  pela Ag Solve, porém existe a virtual possibilidade de ocorrência.  “Nestes casos, é necessário a utilização da bexiga descartável para diminuir ou mitigar os riscos”, recomenda ele.

 

Para resolver a questão, a Ag Solve está implantando "kits" de locação onde a parte em contato com a água pode ser facilmente substituída a campo. “O operador retira o kit com a bexiga contaminada e substitui pelo da bexiga nova e a bomba fica pronta para uso novamente”, afirma Bertoni.

 

Para mais informações sobre a bomba 407, da Ag Solve, acesse:

www.agsolve.com.br/produto_detalhe.php?cod=1068

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp