Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Uso e aplicação correta dos Skimmers

Publicado em 27/11/2008

O skimmer é um equipamento desenvolvido para efetuar a remoção de contaminantes refinados de petróleo, como gasolina, diesel e outros hidrocarbonetos, em águas e solos degradados. “Mas para cada tipo de contaminante existe um skimmer diferente” alerta Felipe Pacheco, do Departamento Técnico Ag Solve. Por isso, antes da escolha do equipamento, deve-se avaliar o tipo de produto que será bombeado e suas propriedades. Um ponto fundamental na hora da escolha do skimmer é saber a densidade e viscosidade do produto. “Isto porque é necessária a substituição do filtro responsável pela absorção do produto para um melhor desempenho do equipamento”, afirma o técnico.

“O skimmer é recomendado para remoção da fase livre da contaminação, pois seu sistema possui um flutuador que localiza automaticamente a interface água/produto. Junto com uma bomba pneumática, consegue retirar somente o produto contaminante sem bombear a água. Ele entra na primeira fase da remediação, pois retira o produto que é menos denso que a água e encontra-se flutuando sobre ela”, complementa Felipe. Os skimmers podem ser utilizados em águas subterrâneas, valas, poços com diâmetro de mínimo de 2 polegadas, águas abertas ou em qualquer lugar que tenha uma profundidade de no mínimo de 80 cm, com nível de água adequado.

Um problema que pode prejudicar o uso e a aplicação do equipamento, de acordo com o técnico, é uma medição errada de nível pelo usuário. “A medição errada pode fazer o skimmer ficar fora da sua área de atuação ou ainda ocasionar a diminuição ou o aumento excessivo do nível da água, ultrapassando a área de atuação do flutuador, fazendo com que o skimmer pare de bombear. É preciso atenção quanto a isso”, garante.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp