Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Uso inadequado da bomba elétrica submersível danifica o equipamento

Publicado em 05/11/2008
Uso inadequado da bomba elétrica submersível danifica o equipamento

 

Foto: Bomba Submersível 12v

 

Como o próprio nome já sugere, a bomba submersível sempre deve trabalhar submersa e, jamais, a seco. Mas isto nem sempre acontece e muitos usuários acabam por usar a bomba a seco, o que é errado. Este procedimento provoca problemas como queima de um ou mais motores de estágio da bomba, ocasionando menor vazão e pressão de bombamento, alerta Mauro Banderali, diretor técnico da empresa de monitoramento ambiental Ag Solve. “Este é o erro mais recorrente ao utilizar o equipamento. A bomba deve sempre trabalhar submersa para garantir um funcionamento perfeito”, afirma ele. Outro procedimento incorreto comum que deve ser destacado é o uso do equipamento em vários poços contaminados. “A bomba submersível não pode ser descontaminada e, por isso, é considerada descartável. Sua vida útil também é de apenas 400 horas”, explica Banderali.

A bomba submersível é indicada para a coleta de amostras de águas subterrâneas. É ideal também para ser aplicada em drenagens, principalmente em lugares com sedimentos, como lama, fibras e partículas abrasivas. O equipamento é uma alternativa, ainda, em esgoto ou efluentes, águas servidas, drenagem de subsolos, garagens, ou drenagens de valas e rebaixamento de lençol freático, seja em utilização provisória ou eventual, durante a execução de uma obra, segundo o técnico.

Além das várias aplicabilidades, as bombas submersíveis são portáteis e fáceis de operar. “A instalação é simples e suas dimensões reduzidas e grande vazão, facilitam a execução do projeto, diminuindo o tempo de trabalho”.

Com vários modelos com vazões e pressões com capacidade de atingir até 60 metros de coluna de água, a bomba submersível requer fonte de alimentação DC (preferencialmente, uma bateria de alta capacidade) de 12 volts e tubulação de polietileno. Opcionalmente pode ser fornecida com controlador que permite controlar a vazão nestes equipamentos. Você também pode se interessar em conhecer os sensores meteorológicos e o sensor de pressão atmosférica.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp