Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Dicas para coletar leituras mais precisas com o medidor sônico de nível de água 104

Publicado em 11/12/2023

Conheça o medidor sônico de nível de água da Solinst

Medidor Sônico de Nível de Água 104 trabalha através de uma sonda na superfície, enviando uma onda sonora de baixa frequência para um tubo/poço mensurando o tempo que leva para o pulso regressar depois de entrar em contato com a água.

A profundidade da água é calculada utilizando a velocidade do som e do tempo. A profundidade até o nível estático da água é exibida na tela LCD da unidade de controle após alguns segundos.

                                                                  

 

Precisão de leitura

A precisão da leitura depende da acústica do poço, podendo ser impactada por irregularidades do poço e também se você configurou o equipamento corretamente. No vídeo abaixo, a Solinst fornece dicas para que você possa alcançar leituras mais precisas com o Medidor Sônico de Nível de Água 104.

                                                             

 

Situações em que o Medidor Sônico de Nível de Água 104 é ideal

Medidor Sônico de Nível de Água 104 opera na superfície e não necessita de baixar nada, ideal para aplicação em locais específicos, como:

  • Poços tortos, bloqueados no qual o equipamento fique possivelmente embolado
  • Locais contaminados 
  • Áreas onde o equipamento não consegue acessar o poço ou chegar na superfície da água
  • No momento em que a colega manual instantânea de dados de ponto único é precisa
  • Poços de água estreitos, em cascata ou de difícil acesso

​Uma dica importante, é que você conheça bem algumas informações do poço, furo, tubulação ou piezômetro que está mensurando. Caso você não conheça muito bem o local de monitoramento, temos opções de Medidores de Nível de Água Manuais sendo mais adequados para a sua necessidade. 

 

Dicas para fornecer leituras precisas com o seu Medidor Sônico de Nível de Água 104

  • Ateste que o poço tenha a configuração correta, caso o poço/tubo esteja aberto, é necessário cobrir com uma tampa com um orifício para acesso a sonda. A Solinst possui um disco de plástico, viabilizando uma ótima opção para tampar as aberturas de poços/tubos maiores.

                                                                    ​

 

  • Limite e leve em consideração o diâmetro do poço/tubo que está sendo medido, o equipamento opera melhor em poços/tubos de diâmetros de 8" ou menos. Quanto maior a medida de diâmetro do poço/tubo aumenta, a força do pulso sonoro diminui. Poços maiores de 8" de diâmetro devem usar um tubo de queda do topo do poço até abaixo da profundidade da água para medição. Leve em consideração que para diâmetros maiores, há uma velocidade limitada de som em poços/tubos menores que 2" de diâmetro. Para acertar isso, insira o diâmetro do tubo de queda na unidade de controle do medidor de nível de água sônico para corrigir a diferença.

  • Conheça a temperatura da água subterrânea do poço, a velocidade do som muda com a temperatura, existe um sensor de temperatura na sonda que contabilizará a temperatura do ar na cabeça do poço. O medidor sônico de nível de água permite inserir manualmente a temperatura estimada na interface ar/água do seu poço. Com a temperatura do ar detectada automaticamente pelo sensor na sonda, as duas temperaturas são utilizadas para calcular a velocidade do som e, portanto, a distância/profundidade até a água.

    Nota: O erro de distância é pequeno para variações de temperatura, cerca de 1% para um erro de temperatura de 10ºF (5,6 ºC). 

 

​A Ag Solve dispõe de um equipamento que registra uma leitura precisa do fundo do poço usando o Medidor de Nível de Água e Temperatura 201.
 

 

Fonte: https://www.solinst.com/

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp