Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 28 de abril - Dia Nacional da Caatinga.

Publicado em 28/04/2022

 

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, rico em biodiversidade, seu nome é de origem tupi-guarani que significa "mata branca", devido a sua vegetação, que em períodos de estiagem perdem a maior parte das folhas, diminuindo a perda de água. Em épocas de chuvas, esse bioma brasileiro ganha vida com sua vegetação verde e florida.

 

Porque preservar a Caatinga ?

O uso inapropriado da Caatinga pode provocar a extinção de diversas espécies e resultar no desaparecimento da biodiversidade. Sua vegetação possui o recurso de preservar o solo. Sem esse bioma, o solo passa processo de erosão, impactando a fertilidade da terra e a eficiência de armazenação da água.

Em decorrência, a escassez na região a longo prazo pode transformar a Caatinga em deserto, e determinadas regiões do Nordeste já sofrem com impactos causados pela desertificação. A fauna e flora desse bioma são usados pelo sertanejo, como fonte de comidas, remédios, produção de energia e madeiras. Entretanto nossos recursos sendo usados de maneira inapropriada, ocasionando a extinção de várias espécies.

É fundamental nos conscientizarmos sobre a preservação desse bioma riquíssimo brasileiro. Usufruir de seus recursos sem devastá-la, com o manejo sustentável, para que a fauna e flora produzam de maneira apropriada e que permita a reparação do bioma contínuo.

 

 

Por: Ag Solve Monitoramento Ambiental




 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp