Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Selecionando uma Multiparâmetros: Opções portáteis de monitoramento

Publicado em 24/03/2019
Selecionando uma Multiparâmetros: Opções portáteis de monitoramento

 

Opções de Sondas Portáteis Aquaread

A Aquaread oferece uma linha completa de equipamentos portáteis para o teste de água em uma variedade de aplicações de monitoramento.

Neste artigo serão mostradas as principais opções, verifique abaixo qual a melhor solução para a sua realidade.

Para verificar um pouco mais sobre quais sondas são indicadas para cada tipo de água, acesse o artigo: Selecionando uma Multiparâmetros: Qual tipo de água você planeja monitorar?

 

AP-700

A Sonda Multiparâmetros AP-700 é um equipamento básico de monitoramento dos principais parâmetros da água. Ela mede simultaneamente 10 parâmetros padrão, sendo eles OD Galvânico, CE específica, CE absoluta, pH, ORP, TDS, Resistividade, Salinidade, Densidade da Água do Mar e Temperatura.

A visualização dos dados pode ser realizada em tempo real ou através de relatórios gerados automaticamente, com a possibilidade de exportação dos dados para o Google Maps (leitura dos dados, nome do ponto, data e hora da amostragem).

O display para visualização de dados possui sensor de pressão para compensação barométrica. Ele deve ser operado por 5 pilhas alcalinas "AA".

O equipamento vem acompanhado de um case com acessórios, display, cabo.

 

AP-800

A Sonda Multiparâmetros AP-800 possui os mesmos parâmetros que a sonda AP-700, porém, também é capaz de medir Turbidez simultaneamente.

O equipamento vem acompanhado de um case com acessórios, display, cabo.

 

AP-2000

A sonda multiparâmetros AP-2000 é um dos equipamentos mais populares para medições portáteis. Ela é capaz de detectar muitos parâmetros com um diâmetro pequeno (abaixo de 2″) e pode ser armazenada em um case de transporte robusto, junto com um display com GPS integrado, o Aquameter. Além disso, dentro desse case alguns acessórios acompanham a sonda, como suas principais soluções de calibração. Para completar esse kit, pode ser solicitada de forma opcional, uma célula de fluxo, para medições low flow em campo.

Ela possui como parâmetros padrão os seguintes: OD óptico, CE, TDS, Salinidade, SSG, Resistividade, pH, ORP e Temperatura.

Há também a opção de personalizar a sonda com um sensor de profundidade, juntamente com um eletrodo ISE e um eletrodo óptico extra.

A sonda é usada com o display Aquameter. Esta equipamento é portátil e muito fácil de usar, com opções simples e menus descomplicados, exibindo os parâmetros em tempo real.

 

AP-5000

A Sonda AP-5000 permite gravar mais dados.

Com os parâmetros padrão mencionados acima, bem como profundidade e quatro soquetes auxiliares para configuração do usuário, a AP-5000 permite maximizar os dados gravados no campo.

Seus soquetes auxiliares podem abrigar qualquer combinação dos sensores ISE ou ópticos disponíveis.

 

Aquameter Portátil

Todas as sondas citadas acima são usadas com o Aquameter. Esta unidade portátil exibe os parâmetros medidos em tempo real. Ele registra a localização das suas leituras das sondas através de um GPS interno. Esse recurso permite que você visualize seus dados no Google Earth e facilita o monitoramento em vários sites simultâneos.

Você pode gravar todos os parâmetros coletados nele, pressionando um simples botão. Neste display também podem ser encontrados os dados de calibração para cada parâmetro.

 

Precisa de teste de parâmetro único?

O AP-LITE pode alojar qualquer um dos sensores ópticos da Aquaread. Essa sonda pode se tornar um turbidímetro portátil robusto, um monitor de clorofila ou um medidor portátil de oxigênio dissolvido - a escolha é sua.

 

Apenas interessado em OD Óptico e Condutividade Elétrica?

A AquaPlus é a sonda mais fina da linha Aquaread para testes de água de forma portátil e possui o eletrodo óptico combinado OD / CE / Temperatura. Podendo medir outros parâmetros como salinidade, TDS, SSG e resistividade, que são calculados através desse sensor, essa pequena sonda fornece uma grande quantidade de dados, a um ótimo preço.

 

Sensores Disponíveis para as Sondas

 

Sensores Padrão

Quase todas as sondas oferecidas pela Ag Solve (exceto o modelo AP-Lite) vêm com um range padrão de sensores já inclusos. São parâmetros comuns solicitados em praticamente todos os estudos de qualidade da água, como:

  • Oxigênio DIssolvido (Óptico/Galvânico)
  • Condutividade Elétrica Específica
  • Condutividade Elétrica Absoluta
  • pH
  • Potencial de Redução da Oxidação (ORP)
  • Sólidos Totais Dissolvidos (TDS)
  • Resistividade
  • Salinidade
  • Gravidade Específica do Mar (SSG)
  • Temperatura

*As sondas AP 2000-D, AP-5000 e AP-7000 também possuem como parâmetro padrão o sensor de Profundidade.

 

Sensores para Monitoramento Iônico Específico

As sondas AP-2000, AP-5000 e AP-7000 podem ser configuradas com os sensores específicos abaixo. Eles são capazes de detectar a carga de íons na água:

  • Amônio/Amônia
  • Cloreto
  • Nitrato
  • Cálcio
  • Fluoreto


Sensores Ópticos

Os sensores ópticos encontrados nas sondas Aquaread usam lentes de safira para super durabilidade. Estão disponíveis nos modelos: AP-Lite, AP-2000, AP-5000 e AP-7000. O sensor de turbidez disponível para as sondas está em conformidade com o padrão ISO 7027 para medição de turbidez nefelométrica e os demais sensores ópticos, como o sensor de clorofila-a, emitem um certo comprimento de onda de luz que excita o objeto que você está tentando medir, fazendo com que ele emita luz de um comprimento de onda definido. Isso é chamado de fluorescência.

  • Turbidez
  • Clorofila-A
  • Algas Verdes e Azuis
  • Fluoresceína
  • Rodamina
  • Óleo Refinado
  • CDOM/FDOM

 

Fonte: ​Knowledge Base by Aquaread

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp