Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Uso de Estações Pluviométricas na Agricultura

Publicado em 16/02/2019
Uso de Estações Pluviométricas na Agricultura

(Foto por: Joao Marcelo Marques em Unsplash)

 

Variáveis climáticas refletem diretamente nas lavouras. Todos os eventos como mudança severa de temperatura, chuvas constantes, ou cenários mais secos têm influência positiva ou negativa em cada tipo de produção agrícola. Alguns podendo até facilitar a ocorrência de pragas e doenças na plantação ou desfavorecendo a colheita e acelerando os processos de perda. Por isso, ter controle sobre o aumento de temperatura e as variações dos regimes de chuva pode ser uma peça-chave para o produtor em sua rotina.                 

O monitoramento dessas variáveis de forma digital e inteligente, principalmente a de precipitação, auxiliam o produtor a ter uma visão melhor de análise das condições úmidas do solo, quando realizar o plantio, aplicar defensivos e adubos, verificar se há a necessidade de realizar irrigação, e quando é a época mais adequada para a colheita sem que existam perdas significativas. 

A instalação de estações pluviométricas no campo traz maior qualidade aos processos pela facilidade do envio de dados ao produtor aonde quer que ele esteja, via aplicativo, e-mail ou SMS. Dando informações essenciais para a produtividade da fazenda em tempo real. Gerando um mapa completo de toda a área monitorada.

Acompanhar o volume de chuvas através de pluviômetros digitais em pontos estratégicos da lavoura, pode dar um panorama completo e correto da real situação em que toda a produção se encontra. Trazendo qualidade ao manejo e decisões que devem ser tomadas durante todos os processos que o plantio passa.

Veja abaixo como é configurada uma estação pluviométrica:

 

Composição das Estações Pluviométricas

  • Caixa selada
  • Datalogger
  • Pluviômetro
  • Sensor de temperatura e umidade (opcional)
  • Sensor de velocidade e direção do vento (opcional)
  • Software para análise de dados

Esse conjunto permite conexão com sistema telemétrico, seja ele: cabo, rádio, celular ou via satélite. A determinação do pluviômetro a ser usado dependerá da aplicação. Todas as especificações podem ser verificadas diretamente com a equipe Ag Solve que recomendará os tipos de tecnologias adequadas à sua realidade, além da quantidade e distância em que os instrumentos deverão ser instalados.

 

Principais Vantagens

Os dados coletados pela estação podem auxiliar o agricultor nos seguintes processos de tomada de decisão:

  • Adubação;
  • Pulverização para controle de pragas;
  • Fertirrigação.

 

Software

Todas as estações pluviométricas são providas com softwares exclusivos que permitem ao usuário gerar relatórios tabulares ou gráficos para uma ou mais unidades de equipamentos instalados.

O software possibilita a visualização de dados através da seleção do período desejado, facilitando a consulta de breves relatórios ou dando acesso a bases históricas da safra, agilizando a análise dos dados e a tomada de decisões quanto aos impactos causados pela chuva.

 

Soluções em Monitoramento com Estações Pluviométricas

A Ag Solve oferece estações pluviométricas para coleta de dados de chuva em tempo real para aplicações de segurança civil, agricultura, indústrias, minerações, entre outros setores.

As estações utilizadas como ferramentas em áreas agrícolas são capazes de notificar o usuário através de relatórios enviados para uma rede de computadores e via e-mail (em casos de sistemas telemétricos). Além de serem capazes de gerar um panorama completo das últimas ocorrências de chuva, quando integradas ao software exclusivo desenvolvido pela Ag Solve. Realize o monitoramento de chuvas em tempo real.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento pluviométrico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.


Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp