Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Boas Práticas para o Funcionamento de Sensores Meteorológicos

Publicado em 03/07/2018
Boas Práticas para o Funcionamento de Sensores Meteorológicos

 

Estabelecer uma rotina de boas práticas no desempenho contínuo de estações e sensores meteorológicos é um recurso crucial para a produtividade de seu negócio. Veja como a inclusão desses procedimentos em seu cotidiano pode te ajudar a manter a alta performance que você precisa.

 

Considerar que comprar e instalar uma estação meteorológica é uma ação que não demandará algumas precauções, infelizmente, não é uma realidade.

Por ser um equipamento projetado para o acompanhamento de parâmetros em tempo real e gerenciamento estratégico para tomadas de decisões, conhecer, entender e acompanhar o desempenho dessas estações é uma ação preciosa.

Para manter o bom funcionamento de uma estação meteorológica e seus respectivos sensores é fundamental que procedimentos de boas práticas sejam estabelecidos regularmente para garantir a total funcionalidade desses equipamentos.

Veja abaixo algumas orientações essenciais para garantir a alta performance de suas estações e sensores meteorológicos em campo:

 

Instalação

 

O primeiro e mais básico procedimento para garantir a performance de uma estação e seus sensores é a instalação. O espaço selecionado para abrigar um equipamento meteorológico deve ser livre de agentes interferentes.

Construções e árvores próximas podem barrar o sinal de comunicação e coleta de dados dos equipamentos, acarretando disturbios na medição de alguns parâmetros, como, por exemplo, o impedimento da circulação dos ventos em um anemômetro.

Ao analisar o sítio apropriado para a instalação de uma estação meteorológica, é necessário que você considere uma área plana, longe de instalações elétricas que possam produzir interferências eletromagnéticas, como: fios de alta tensão, motores elétricos, entre outros. Longe de qualquer obstáculo que possa interferir na transmissão de dados.

Caso existam obstáculos como esses nas proximidades, é recomendado que a distância seja de pelo menos 10 vezes a altura deste agente interferente em questão, ou seja, na hipótese de haver uma árvore com altura de 10 metros nas proximidades, a estação meteorológica deverá ser montada a uma distância de 100 metros ou superior a este obstáculo.

A recomendação da maioria das agências de monitoramento é que a área de instalação do equipamento tenha o espaço de 100 metros quadrados (10 x 10 m) reservados, com o solo coberto por grama ou vegetação local de baixo porte. É indicado também que a área possua acesso restrito para que sejam evitados furtos ou qualquer tipo de dano aos sensores meteorológicos; é ideal que a área seja cercada com um alambrado na altura máxima de 1,5 m e um portão de acesso pela face sul.

Durante a instalação e fixação da estação a identificação e marcação da direção Norte deve ser feita. O método mais prático é determinar o Norte Magnético com o uso de uma bússola e descontar a declinação magnética do local.

Com todos esses procedimentos realizados o usuário garante maior qualidade na coleta e replicação de dados oferecidos pela estação e seus sensores meteorológicos.


 

Localização dos Sensores Meteorológicos

 

Com os passos anteriores realizados, é a vez dos sensores meteorológicos: de acordo com as normas padrão, é preciso que eles estejam posicionados de maneira adequada para que o equipamento opere conforme o esperado. Abaixo seguem algumas indicações para os sensores mais utilizados:

  • Sensor de Temperatura e Umidade Relativa do Ar (Termohigrômetro): O Termohigrômetro é um sensor conjugado protegido por um abrigo (produzido em plástico ou alumínio) na cor branca. Esse abrigo evita a exposição direta dos sensores aos raios solares e à chuva, além de garantir a livre circulação do ar permitindo um equilíbrio com a atmosfera a sua volta. Ele deve ser instalado no lado oposto do sensor de radiação.

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM), entidade internacional ligada à ONU, que coordena as atividades operacionais na área das Ciências Atmosféricas, estabelece normas e alturas padrão para instalação dos instrumentos meteorológicos, portanto, o conjunto sensor de temperatura e a umidade relativa do ar devem ser efetuados a uma altura entre 1,25 a 2,00 m acima do terreno.

  • Sensor de Velocidade e Direção do Vento (Anemômetro): O anemômetro deve ser instalado em área livre acima do nível do terreno ao seu redor, com distância horizontal 10 vezes superior à altura do obstáculo. Em alguns casos a distância horizontal pode ser reduzida para 3 vezes sua altura, sendo que valores inferiores a estes inviabilizam por completo a representação do fenômeno.

    Altura de medição recomendadas e suas respectivas normas:

    3,0 m ±0,1 m (AASC);

    2,0 m ± 0,1 m e 10,0 m ±0,5 m como opcional (AASC);

    10,0 m (EPA e OMM).

  • Sensor de Radiação Solar Global (Piranômetro): Radiômetros são instrumentos utilizados para medir a radiação solar. Dependendo do tipo da componente da radiação medida, estes passam a ter nomes específicos, como exemplo, o aparelho para medição da radiação solar global recebe o nome de Piranômetro.

    A radiação solar global é medida por um radiômetro específico denominado Piranômetro; a radiação terrestre (ou radiação líquida) é medida por um radiômetro denominado Pirgeômetro e a radiação fotossinteticamente ativa por um Radiômetro PAR (Photosynthetically Active Radiation).

    Todos esses tipos de radiômetros são funcionalmente semelhantes e devem ser instalados em suportes que garantam seu perfeito nivelamento e em locais abertos sem a presença de sombras, obstáculos e áreas reflexivas.

    No Hemisfério Sul é recomendado a instalação do instrumento na face Norte, minimizando a possibilidade de sombras de sensores ou estruturas da estação meteorológica. Esta variável não é dependente da altura do instrumento, mas recomenda-se instalação entre 1,5 m e 2 metros de altura, dada a facilidade de acesso.

    Sua unidade de medida é: W/m² (Watts por metro quadrado).

  • Sensor de Precipitação (Pluviômetro): O sensor de precipitação ou pluviômetro é um instrumento destinado a medir a precipitação (chuva) num intervalo de tempo.

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) recomenda que o sensor de precipitação atmosférica mantenha-se em local livre em distância igual ou superior a quatro vezes a altura de eventuais obstáculos. A área de captação da precipitação deverá estar posicionada em plano horizontal a uma altura de 1,5 m. De modo genérico, no local de instalação de pluviômetros encontra-se recoberto por grama ou vegetação local de baixo porte. Salientamos que pelo princípio de funcionamento da maioria dos sensores de precipitação, é desejável o uso de suportes robustos como tubo de aço galvanizado.

    Sua unidade de medida é: mm/h (milímetros por hora).

  • Sensor de Pressão Atmosférica (Barômetro): O barômetro pode ser instalado em qualquer orientação, vertical ou horizontal. Normalmente, ele é instalado no interior da caixa selada da estação meteorológica, com comunicação externa para que realize a leitura da pressão atmosférica.

    Sua unidade de medida é: mb (Milibar) ou hPa (Hecto Pascal).

  • Sensor de Temperatura do Solo: A medição da temperatura do solo deverá ocorrer em área não superior a 1 m² e com a cobertura da superfície semelhante à de interesse. O local deverá estar nivelado com a área ao seu redor em um raio de 10 metros.

    Profundidades de medição: 10,0 cm ±1,0 cm (AASC) 5,0 cm, 10,0 cm, 50,0 cm, 100,0 cm (WMO).

     

Verificação e Manutenção Preventiva

 

Após realizar a instalação dos sensores meteorológicos, criar uma rotina de verificação do equipamento é importante. Com alguns procedimentos preventivos frequentes, como:

 

  • Backup de sistemas da estação instalados em sua rede;

  • Verificação geral do local de instalação do equipamento;

  • Conferência geral da estação e seus sensores;

  • Checagem de bateria;

  • Limpeza;

  • Averiguação dos valores marcados pelos sensores;

  • Checagem de comunicação e envio de dados.

 

Você poderá ter um maior controle sobre seu instrumento de medição e criar linearidade em seus procedimentos rotineiros para manter sua constante operacionalidade.

Essas ações podem ser realizadas internamente a cada bimestre.

 

Calibração

 

Assim como a prática de verificação e manutenção preventiva dos equipamentos meteorológicos, a calibração vem para impedir adversidades com as estações e seus sensores, coibindo a ausência ou incerteza dos valores apresentados por eles.

Por meio da aferição, incidências de disfunções podem ser evitadas sem o comprometimento do projeto e a operacionalidade das plantas monitoradas. Além disso, é possível manter a legitimidade e frequência de seus dados oferecidos, evitando contratempos com órgãos reguladores.

 

Colocando em Prática

 

Devido as condições de campo as quais os sensores meteorológicos ficam expostos, torna-se necessário que essas boas práticas sejam colocadas em andamento para evitar qualquer tipo de degradação das peças e acessórios que são fundamentais para o pleno funcionamento do equipamento.

O foco principal deve estar nas atividades de instalação, garantindo desde o início uma localidade livre de agentes interferentes e uma montagem padronizada do equipamento, nos procedimentos de manutenção preventiva e limpeza dos sensores para manter a operacionalidade do sistema e na rotina anual de calibrações para garantir a aferição de todos os parâmetros, assegurando dados legítimos e a qualidade de todo o projeto.

Ao fazer essas verificações de maneira contínua os equipamentos estarão sempre qualificados ao alto desempenho, mantendo sua alta durabilidade em campo.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp