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Dicas e Soluções > Como Operar o MultiRAE?

Publicado em 08/05/2018
Como Operar o MultiRAE?

 

Foto: Arquivo Ag Solve

 

O MultiRAE é um detector multigases portátil e wireless (sem fio). Ele oferece um sensor PID com o mais amplo alcance da categoria e atende as necessidades de vários usos diferentes, incluindo higiene industrial, proteção pessoal, detecção de vazamentos e resposta a HazMat (materiais perigosos), ao reconhecer até 25 sensores inteligentes intercambiáveis (sensor PID, NDIR para combustíveis, LEL  CO2, amônia, cloro, formaldeído, fosfina, entre outros). 
Por ser um aparelho sem fio, garante mais segurança para os trabalhadores e gestores, passando as leituras e alarmes em tempo real do local monitorado. Resultando, assim, em uma visibilidade melhor e mais rápida para reação em caso de acidentes.

 

Interface do Usuário

A interface do usuário do MultiRAE consiste em um monitor e três botões: Y/+, MODE e N/-.

O visor flip de LCD mostra informações tais quais ameaças monitoradas, leituras em tempo real, unidades de medida, tipos de alarme (quando ativado, inclui calibração vencida), bateria e condição da bomba, registro de dados (se ligado) e qualidade das conexões e rádio (se disponível).

 

Carregamento do MultiRAE

Sempre carregue a bateria por completo antes de usar. Os contatos na parte inferior do MultiRAE se encaixam nos pinos do carregador para viagem ou da base de carregamento, para transferir energia. Certifique-se de que o carregador e o MultiRAE estejam bem conectados. Em seguida, conecte o plugue cilíndrico do adaptador CA ao carregador e ligue o plugue da fonte em uma tomada CA. Durante a carga, o LED na base de carregamento acende em vermelho. Quando a bateria estiver carregada por completo, o LED mudará para verde.

 

Como ligar o MultiRAE

Com o instrumento desligado, mantenha pressionada a Tecla [MODE] até o alarme parar; solte a tecla. Durante a inicialização, a bateria, a campainha, o alarme vibratório e os LEDs são testados e, em seguida, o MultiRAE realiza um autoteste das demais funções. Quando a visor principal de medições aparece, o MultiRAE está pronto para calibração ou uso. 

Observação 1: se a bateria estiver totalmente descarregada, a mensagem "Bateria totalmente descarregada" (Battery Fully Discharged) será exibida rapidamente e o MultiRAE desligará. A bateria deverá ser carregada ou substituída por outra totalmente carregada, antes do aparelho voltar a ser ligado.

Observação 2: se a inicialização rápida (Fast Startup) estiver habilitada no instrumento, menos telas serão exibidas durante a inicialização, em comparação com a sequência de inicialização normal.

 

Como desligar o MultiRAE

Mantenha pressionada a tecla [MODE]. Começa uma contagem regressiva de 5 segundos para o desligamento. A tecla deve continuar a ser pressionada durante todo o processo de desligamento. Se você não fizer isso durante a contagem regressiva, a operação de desligamento será cancelada e o MultiRAE continuará em operação normal. Quando a contagem regressiva terminar e o visor indicar que a unidade está desligada (Unit Off), pare de pressionar a tecla [MODE]. O MultiRAE agora está desligado.


Teste do Alarme

No modo de operação normal e nas condições sem alarme, a campainha, alarme de vibração, LED e luz de fundo podem ser testados a qualquer  momento pressionando a tecla [Y/+] uma vez. Se algum alarme não funcionar, verifique as configurações de alarme (Alarm Settings) no modo de programação (Programming Mode), para se certificar de que todos os alarmes estejam ativados. Se algum alarme estiver ativado mas não funcionar, não use o instrumento.

 

Teste de Resposta e Configuração de Calibração

O MultiRAE pode ser submetido a um teste de resposta automático e calibrado através do sistema de teste e calibração AutoRAE 2 (consulte instruções no guia do usuário). Faça a calibração manual utilizando um regulador de fluxo fixo (taxa de fluxo entre 0,5 e 1.0 litro por minuto) e o adaptador especial de calibração fornecido, que cobre a entrada de gás: 

 

1. Conecte o cilindro de gás,o regulador de fluxo, a tubulação (é necessário usar tubulação de Teflon para o sensor PID) e o adaptador de calibração ao MultiRAE.
2. Com o MultiRAE no modo normal, entre no modo de programação, pressione simultaneamente as teclas [MODE] e [N/-] até que apareça a tela de senha.
3. Digite a senha de 4 dígitos. (A senha padrão é "0000". Caso não saiba a senha, selecione "Concluído" ou "Done".) m seguida, siga os menus para selecionar teste de resposta, zero ou calibração span para um ou vários sensores.

 

Observação: Importante! Após um teste de resposta ou calibração, remova o adaptador de calibração para assegurar leituras corretas.

 

Teste de Resposta (Funcional)

Teste de resposta para confirmar se os sensores e alarmes estão funcionando. 

Observação 1: Importante! Teste os alarmes, conforme descrito no painel 6 (acima) antes de começar o teste de resposta. 

Observação 2: Importante! Certifique-se de que todos os sensores tenham aquecido antes de realizar o teste de resposta.

Quando um sensor tiver aquecido, você verá uma leitura ao lado do nome no visor. Se não tiver aquecido, você verá três traços ao lado. Com o MultiRAE em modo normal:

1. Entre no menu Bump Test (Teste de resposta). Siga as instruções no painel 7 (acima) ou use o atalho: pressione ao mesmo tempo [Y/+] e [N/-] e segure-os por 5 segundos. O menu Multi-Bump (Teste de respostamúltiplo) aparecerá.

2. O processo de teste de resposta consiste em duas etapas, e cada uma exige seu próprio gás de calibração. Os sensores LEL e O2 são testados primeiro, seguidos pelo sensor PID. Pressione [Y/+] para iniciar o teste de resposta. Enquanto o teste de resposta está sendo realizado, as leituras para cada sensor são mostradas.

3. Quando o teste de resposta for concluído, os resultados de cada sensor serão mostrados.

4. Pressione OK para prosseguir para o teste de sensor PID. Conecte gás isobutileno e pressione [Y/+] para iniciar o teste. Quando o teste for concluído, os resultados serão mostrados.

5. Pressione OK para retornar à tela de medição principal.

6. Corte o fluxo de gás. 

7. Remova o adaptador de calibração.

 

Fonte: Guia Rápido MultiRAE

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