Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Por que Usar Bombas Bexiga?

Publicado em 21/03/2018
Por que Usar Bombas Bexiga?

 

Foto: Arquivo Solinst

 

Dados Consistentes


Bombas bexiga são conhecidas por serem ideais para a obtenção de amostras de águas subterrâneas extremamente precisas. Por isto, órgãos reguladores e profissionais da área as utilizam como padrão para a reprodução de dados consistentes.

 

Fazendo a Melhor Escolha

 

Durante a seleção de um amostrador de águas subterrâneas, existem alguns fatores a serem considerados, como por exemplo, os atributos físicos de um poço: seu diâmetro, o seu cálculo de volumes de purga, a profundidade da água, seus intervalos de amostragem, e a acessibilidade ao seu redor para o transporte de equipamentos amostradores. O sistema hidráulico do poço, para recarga e recuperação, turbidez, etc. também deve ser levado em consideração. O foco deve ser a coleta de amostras de alta qualidade, de forma eficiente e econômica. Bombas bexiga são aprovadas pela norma EPA para amostragem de baixa vazão (low flow) e coletas de amostras para análises de compostos orgânicos voláteis (VOC).

 

Percepções Negativas

 

Apesar de seus benefícios, visões negativas e equívocos sobre a amostragem com bombas beixga influenciam e, muitas vezes, impedem os pontenciais usuários de usá-las. A visão de complexidade criada sobre produto e sua operação é incorrenta, pois na realidade são equipamentos extremamente portáteis e fáceis de manusear.

 

Pontos Positivos Comprovados

 

Embora possa haver um alto investimento inicial, a bomba bexiga pagará por si mesma com a economia de tempo e seus dados defensíveis. O controlador só será comprado uma vez e poderá ser reutilizado em inúmeros sites de amostragem. O fornecimento de ar pode ser alugado, tornando o sistema ainda mais econômico. Além disso, sistemas pré-montados personalizados às necessidades do site de amostragem também podem ser fornecidos para reduzir significativamente o tempo em campo.

Se bombas portáteis forem necessárias, as bombas 407 são facilmente desmontáveis para descontaminação entre os eventos de amostragem.

Usando métodos de baixo fluxo, apenas a zona de amostragem determinada é purgada, reduzindo assim o tempo de atidade em campo e os custos de descarte de amostras.

Os sistemas de low flow dão ao usuário amostras de alta qualidade sem turbidez que reduzem a necessidade de filtragem de amostras e a necessidade de realização de amostragem repetidas.

 

Operação dedicada da Bomba Bexiga 407.

 

Dicas de Amostragem

 

Determinar a quantidade de pressão de bombeamento aplicada para recuperar uma amostra não é difícil. 1 psi de pressão pode elevar uma coluna de água de 2,3 pés (70 cm), que é cerca de metade da altura da coluna de água em pés, expressa como psi. Por exemplo, se a entrada da bomba de bexiga estiver a 100 pés (30 m), abaixo da superfície do solo, você exigiria aproximadamente 50 psi de pressão para trazer uma amostra para a superfície. É importante também adicionar 10 psi extra para permitir uma linha de perda.

Ao selecionar um controlador de bomba, certifique-se de que o equipamento escolhido possua opções de bombeamento pré-definidas. Isso auxilia o usuário na determinação de tempos de condução e ventilação adequados. Por exemplo, quando a amostragem dentro de um poço precisa de uma taxa de recarga "rápida", é fácil selecionar uma taxa de ciclo "alta" (~ 6 seg / ciclo de tempos de condução e ventilação). Enquanto em uma aplicação de recarga "lenta", seria fácil selecionar uma taxa 115 segundos.

 

Bombas Bexiga

 

A Solinst oferece bombas de bexiga 407 versáteis em design e aplicação:

  • As bombas são desenvolvidas em aço inoxidável com bexigas Teflon®, ideais para o monitoramento de VOC;

  • As bexigas de teflon são ideais para poços dedicados;

  • Medidas Padrão de 1,66"(42 mm) de diâmetro, ou 1" (25 mm) de diâmetro para aplicações estreitas;

  • Efetividade em até 150 m;

  • Opera efetiva em quase todos os ângulos;

  • Proteção contra congelamento opcional disponível;

  • Sistemas customizados, pré-montados para dedicação ou versão portátil;

  • Packers de baixa pressão disponíveis para redução de volumes de purga.

 

Os fluxos de bombeamento dependem da profundidade da água.

 

As Bombas de Bexiga Solinst fornecem dados consistentes devido a coleta de amostras de alta qualidade em todos os tipos de aplicações. Elas têm um grande potencial para fornecer economia de tempo e custo. E suas vantagens superam largamente as suposições negativas que podem ser equivocadas a respeito desses instrumentos.

O tempo gasto na personalização e operação desses sistemas deve ser considerado um investimento inteligente. Afinal, elas fornecem muitos benefícios a longo prazo.

 

® Teflon é uma marca registrada da Dupont Corp.

Fonte: Why Use Bladder Pumps? by Solinst

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp