Cadastre-se ou faça login Youtube LinkedIn Twitter Facebook

Dicas e Soluções > Uso de Estações Meteorológicas em Processos Industriais

Publicado em 19/02/2018
Uso de Estações Meteorológicas em Processos Industriais

 

Foto: Arquivo Ag Solve

 

A influência de agentes meteorológicos em processos industriais é real e presente na maioria das empresas do ramo. Eles são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de determinadas operações e, por isso, ter uma tecnologia que complemente a administração e controle de uma planta industrial é essencial para evitar prejuízos indesejados.


 

Meteorologia x Processos Industriais


 

Fatores condicionantes como calor excessivo, chuvas intensas, enchentes, erosões, pragas, ventos fortes, entre outros, são diretamente ligados a certos procedimentos industriais que, inclusive, podem ser afetados durante essas ocorrências.

Empresas que dependem da drenagem de rios para abastecimento de redes próprias, por exemplo, precisam verificar constantemente os parâmetros de nível das bacias que fornecem água à rede e acompanhar os regimes de chuva da região.

Por essa razão, ter em mãos o acesso de previsões climáticas garante um planejamento qualificado de tarefas e auxilia a tomada de decisões de gestores que desejam ações estratégicas, de baixo custo e risco.


 

De acordo com Mauro Banderali, diretor técnico da Ag Solve, para que uma empresa tenha total consciência dos fenômenos atmosféricos em suas proximidades: “é essencial que exista um monitoramento meteorológico permanente, principalmente em áreas que possam ter sua produtividade afetada por fatores condicionantes naturais”, ele ainda completa: “ao optar pela análise e controle de parâmetros meteorológicos em processos industriais, uma empresa ganha muito mais produtividade e rendimentos, tendo em vista o acúmulo de um banco de dados completo que permite uma visão holística do ambiente trabalhado, garantindo a eficiência de produção e gerando maior segurança aos processos para uma administração de qualidade, onde os limites entre risco x investimento são bem estabelecidos.”


 

Estações Meteorológicas como Ferramentas na Indústria


 

A instalação de estações meteorológicas através de sistemas de telemetria podem auxiliar empresas no controle de dispersão das emissões atmosféricas produzidas, garantindo a conformidade com normas ambientais.

Além disso, por meio do monitoramento da velocidade e direção dos ventos, uma estação meteorológica automática indicará informações pertinentes para a criação de um plano de evacuação eficaz enquanto um vazamento químico acontece. Com esses dados, a empresa saberá exatamente para qual direção os compostos tóxicos dispersarão, evitando, assim, maiores danos ao próprio corpo de colaboradores e à população próxima da instituição.

Entre outras funções de aplicação, as estações também podem colaborar na detecção de tendências meteorológicas que afetam diretamente na geração de perdas, atrasos ou, até mesmo, ruptura em processos.

Em vista disso, a supervisão preventiva de agentes meteorológicos se torna indispensável na indústria, afinal, o investimento realizado em dados como esses trará maior qualidade técnica ao trabalho realizado e uma maior harmonia com as forças da natureza que podem influenciar diretamente em rotinas produtivas.

 

 

Leia Também: Monitorando Situações de Risco com Estações Meteorológicas


 

Soluções em Monitoramento Meteorológico

 

A Ag Solve oferece estações meteorológicas e soluções personalizadas em projetos voltados à meteorologia em segmentos industriais, de construção civil, agricultura, segurança do trabalho, entre outros.

As estações utilizadas como ferramentas em processos industriais são capazes de notificar o usuário através de relatórios enviados para uma rede de computadores, via e-mail (em casos de sistemas telemétricos). Realizando medições dos parâmetros escolhidos em tempo real.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento meteorológico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.


 

Por Andressa Lemos

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco