Cadastre-se ou faça login Youtube LinkedIn Twitter Facebook

Dicas e Soluções > Como funciona uma Estação Meteorológica?

Publicado em 22/11/2017
Como funciona uma Estação Meteorológica?

Foto: Arquivo Ag Solve

 

Usada como uma ferramenta diária no registro de variáveis climáticas, uma estação meteorológica tem o papel fundamental de monitorar e gerar um histórico permanente e completo de uma determinada região em que se encontra instalada. Como isto se torna possível?

Simples: uma estação meteorológica é composta por sensores específicos que medem os principais parâmetros padrão - determinados pela Organização Mundial de Meteorologia. Sendo eles:

 

  • Direção do Vento

  • Pressão Atmosférica

  • Radiação Solar

  • Temperatura do Ar

  • Umidade Relativa do Ar

  • Velocidade do Vento

     

Com a coleta contínua de dados climáticos em uma estação se torna possível realizar análises precisas e aptas a caracterizar regiões inteiras, quantificando e qualificando comportamentos meteorológicos fundamentais para o desenvolvimento de planejamentos e até acompanhamentos de processos em negócios agrícolas, empresas do ramo industrial e de engenharia. Estes diagnósticos são extremamente convenientes para um gerenciamento mais seguro e estratégico.

 

Na Prática...

 

Uma estação meteorológica é capaz de determinar mudanças bruscas na temperatura e umidade do ar, verificar índices de volume de chuva e radiação solar, além de poder detectar a velocidade e direção do vento. Entre outros parâmetros possíveis, estão também: o nível da água – disponível em estações linimétricas, essencialmente indicadas para o monitoramento de barragens e rios – e a evapotranspiração – parâmetro capaz de determinar o ponto de orvalho e geada de plantações, auxiliando de forma integrada em processos de agricultura inteligente.


 

Leia também: Agricultura Inteligente - Como funciona e qual sua importância?


 

O uso de uma estação meteorológica se torna importante na observação de tendências e tomada de decisões de grande impacto na produtividade de uma empresa. Um instrumento como este é eficaz, por exemplo, no monitoramento de lavouras para maior economia de água e energia durante processos de irrigação, ou no acompanhamento do comportamento do solo e possíveis condições de proliferação de pragas.

Com dados armazenados em um software, atualizado em um intervalo de tempo padrão ou um intervalo determinado pelo usuário, o sistema de uma estação cria um banco de dados completo sobre as condições que já ocorreram. As estações reúnem dados essencias que podem determinar o sucesso de atividades que dependem de condições climáticas ideais para serem executadas.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco