Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como Medir Oxigênio Dissolvido na Água?

Publicado em 10/10/2017
Como Medir Oxigênio Dissolvido na Água?

Foto: OD Óptico e OD Galvânico

 

Os eletrodos de OD são fabricados para medição e monitoramento de Oxigênio Dissolvido em todos os tipos de água, incluindo ambientes com água pura, salobra ou água salgada. Para maiores informações sobre as sondas ideais para sua aplicação, acesse nossa página de Sondas Multiparâmetros para conferir os ranges completos.

Neste artigo vamos dar alguns insights sobre como medir Oxigênios Dissolvido na água com sondas multiparâmetros dedicadas.

Os sensores de Oxigênio Dissolvido são extremamente sensíveis para que possam detectar o mínimo de mudanças com uma grande precisão. Eles podem medir de 0 a 500% de Saturação ou 0 a 50.00 mg/L.

 

Confira a tabela abaixo:

Oxigênio Dissolvido

Range

0 – 500% / 0 – 50.00 mg/L

Resolução

0.1% / 0.01 mg/L

Acurácia

0 – 200%: ± 1% de leitura. 200% – 500%: ± 10%

Nós oferecemos dois tipos diferentes de sensores de oxigênio dissolvido: OD Galvânico e OD Óptico. Os sensores de OD Galvânico, podem ser encontrados nas sondas AP-700 e AP-800, já os sensores de OD Ópticos podem ser encontrados nas sondas AquaPlus, AP-2000, AP-5000 e AP-7000.

 

Sensor de OD Galvânico

Esse é o modo clássico de medir oxigênio dissolvido. O sensor usa uma membrana permeável que permite que o oxigênio passe por ela. Uma vez que o oxigênio estiver dentro do sensor, ele reagirá com a solução de eletrólito que está localizada no cap do sensor; isto cria uma corrente que pode ser medida.

Apesar de ser um sensor de baixo custo, ele requer um pouco mais de manutenção. Calibrações frequentes juntamente com trocas regulares de cap e eletrólito são necessárias para manter o bom funcionamento do sensor de oxigênio dissolvido galvânico.

 

Sensor de OD Óptico

O sensor óptico funciona com o princípio de saturação de luminescência. É um método mais moderno de medição de oxigênio dissolvido.

Esse tipo de sensor tem inúmeros benefícios, como por exemplo, menor frequência de calibrações, caps com vida útil de até 2 anos (dependendo da quantidade de uso do equipamento) e nenhum fluxo de água é necessário, já que o oxigênio não é consumido através da membrana do sensor, dessa forma, ele é essencial para longas medições.

O sensor de Oxigênio Dissolvido (OD) é combinado com os sensor de Condutividade Elétrica (CE) que possui 4 anéis de aço inoxidável.

 

Preparação para Medições com os sensores de OD

 

Todas as sondas Aquaread são fornecidas com o cap de oxigênio dissolvido (galvânico ou óptico) encaixado e calibrado de fábrica para que o sensor esteja pronto para uso assim que seja retirado da caixa. Nós recomendamos que os sensores galvânicos sejam totalmente calibrados pelo menos uma vez ao mês. Já os sensores ópticos devem ter seu ponto 0% calibrado a cada 6 meses pelo menos.

 

Calibrando a Sonda

 

1. Antes de cada uso, o ponto 100% de saturação deve ser checado em um ambiente úmido e, se necessário, deverá ser recalibrado. Para uma melhor acurácia, calibre o ponto 100% do sensor de OD o mais próximo possível da temperatura de sua amostra (lembre-se de que os limites de calibração de temperatura são de 5°C a 40°C). Se você for calibrar tanto o ponto zero quando o ponto 100% ao mesmo tempo, sempre calibre o ponto zero primeiro e depois o ponto 100%.

2. Coloque 200 mL da solução de calibração de OD zero em um recipiente de calibração, lave a sonda com água destilada e então gentilmente desça a sonda com sua luva encaixada até o fundo do recipiente. Bata de leve a sonda contra o fundo algumas vezes para retirar qualquer tipo de bolhas de ar.

3. Ligue o Display e aguarde até que as leituras de temperatura e OD estejam completamente estáveis. Pressione Menu e selecione a opção “Calibration”, Pressione OK na opção “Full Cal” e então OK novamente. Depois selecione a opção “DOZero?” para fazer uma calibração do ponto zero.

4. A primeira linha irá mostrar o valor que representa a saúde do luminóforo. Esse valor deve ser entre 3.5 e 4.5 (em 25°C). Se os valores de retorno forem menores que 3.5, o cap do sensor de OD óptico deverá ser trocado.

5. Para calcular o ponto 100%, a sonda precisa ser lavada em água corrente e então sacudida para garantir que nenhuma gota esteja na membrana de OD. Molhe um pano limpo e um pedaço de lenço de papel em água limpa e envolva o fundo aberto da sonda, garantindo que todos os furos dela estejam cobertos. Posicione a sonda em uma superfície reta. Não segure a sonda, pois o calor de suas mãos irá aquecê-la e interferir na calibração.

6. Deixe o display ligado até que a medição de temperatura esteja completamente estável – isso é muito importante. Selecione: “DO100%” como sua opção de calibração e aguarde até que ela esteja completa.

7. A primeira linha de resultados irá ser a mesma quando se calibra o o ponto zero. O valor esperado deverá ser entre 0.8 e 1.5 (em 25°C). Se o valor de retorno for menor que 0.8, o sensor óptico de OD deverá ser trocado. Anote esses valores em seu caderno de registros sobre as calibrações da sonda.

 

Opções de Registro de Dados

 

Todos os modelos de sondas são fornecidos com um display com GPS integrado para coleta de dados portátil. Porém, também é possível coletar os dados da sonda de outras formas, consulte nossos vendedores para maiores informações: vendas@agsolve.com.br

 

Fonte: Artigo How To Measure Dissolved Oxygen In Water por Aquaread

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp