Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 5 Dicas para Garantir a Calibração Correta do Medidor de Nível Automático Levelogger LTC Edge

Publicado em 21/09/2017

Equipamentos que possuem sensores que medem condutividade requerem calibração para assegurar uma performance de qualidade.

A frequência de calibração de um equipamento dependerá muito da qualidade da água em que ele estará exposto durante o monitoramento. Os sensores de condutividade de um Levelogger LTC Edge são altamente sensíveis e precisos, dessa forma, precisam de calibrações regulares.

Levelogger LTC Edge, medidor automático de nível, temperatura e condutividade

 

Como um procedimento mínimo, calibre o seu medidor de nível automático Levelogger LTC Edge pelo menos duas vezes ao ano. Faça a calibração de condutividade antes do uso inicial do produto, e antes da aplicação do medidor automático de nível em qualquer projeto de monitoramento subsequente, especialmente depois de longos períodos de armazenamento.

Um jeito fácil de descobrir se o seu Levelogger LTC Edge precisa ser recalibrado é testá-lo numa solução de condutividade elétrica conhecida e com referência de temperatura. Usando a função do Software “Visualização em Tempo Real”, observe as leituras de condutividade feitas pelo Levelogger. Se você achar que as suas condutividade estiverem fora do padrão de range estabelecido, você pode recalibrá-lo para deixá-lo pronto para o campo novamente.

Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a garantir uma calibração bem sucedida de seu Levelogger LTC Edge, resultando em leituras de condutividade mais precisas:

 

1. Tenha certeza de que você tem a última versão do Software do Levelogger

 

Para calibrar o Levelogger LTC Edge, você precisa do Software que inclui o guia de calibração: “Conductivity Calibration Wizard”

Guia “Conductivity Calibration Wizard” do Software

 

O Levelogger LTC Edge é compatível com os Softwares da versão 4.3.0 ou acima dela.

Recomendamos sempre que seja usada a última versão do Software do Levelogger, assim como a última versão de firmware para garantir total compatibilidade.

Para realizar a calibração do Levelogger LTC Edge, você precisa conectá-lo ao PC, usando um leitor óptico. Você precisará verificar se o driver USB deste dispositivo já foi instalado para fazê-lo funcionar em seu computador. Para mais instruções de como instalar o driver USB, confira o guia do usuário.

 

2. Mantenha o sensor de condutividade limpo

 

O sensor de condutividade do Levelogger LTC Edge não irá calibrar caso esteja sujo.

Você deve limpar a célula de condutividade e os pinos do sensor antes da calibração e enxaguar o equipamento entre cada passo quando você estiver fazendo uma calibração multipontos.

Os pinos do Levelogger LTC são revestdos com platina, então eles não devem ser limpos ou tocados por outro tipo de metal. Eles podem ser limpos com escovas de cerdas finas ou hastes flexíveis revestidas com algodão nas pontas.

Limpando o sensor do Levelogger LTC com haste flexível

 

Quase toda solução ácida pode ser usada para limpar a célula de condutividade e os pinos do sensor, desde que sejam fortemente diluídas (geralmente com 10% de ácido para menos). Para depósitos de água dura obstinada, o Levelogger LTC Edge pode ser introduzido numa solução de ácido diluído, mas o tempo deve ser monitorado e mantido ao mínimo.

Sempre enxágue o equipamento com água deionizada após limpá-lo e depois que você começar a calibração.

Quando você estiver realizando uma calibração de pontos múltiplos, enxágue o Levelogger LTC Edge com água deionizada entre cada passo, e depois enxágue com a próxima solução que você estiver usando.

 

3. Selecione as soluções de calibração apropriadas

 

Para começar, você deve usar uma solução específica de condutividade de: 1.413, 5.000, 12.800 ou 80.000 µS/cm. Se você não usar uma dessas opções, você obterá erros durante o processo de calibração.

(Note que o equipamento Levelogger LTC Junior – modelo anterior ao LTC Edge – pode ser calibrado em apenas 3 pontos: 1.413, 5.000, 12.800 µS/cm.)

As soluções de calibração devem ser frescas. É melhor que sejam usadas novas soluções com um erro de temperatura de ±2% ou menor.

Para um melhor processo, nós recomendamos que você use uma solução de 2 pontos de calibração com o máximo de proximidade com o que você pretende encontrar nas medições em campo. Por exemplo: Use as soluções de 1.413 e 5.000 µS/cm, se você estiver esperando encontrar as condutividades entre esses valores durante o período de monitoramento em campo.

Se você estiver medindo condutividades menores que 1.413 μS/cm ou maiores que 80.000 μS/cm, uso uma única solução de calibração.

Você poderá fazer as calibrações em até 4 pontos.

 

4. Se livre das bolhas antes de calibrar o equipamento

 

O Levelogger LTC Edge é desenvolvido para evitar a formação de bolhas nas proximidades do sensor, porém, quando o equipamento estiver imerso na solução, é recomendado que ao retirá-lo, o usuário dê leves batidas nele contra o recipiente de calibração para se livrar de possíveis bolhas.

Garanta que não existam bolhas no sensor de condutividade antes de calibrá-lo. Bolhas de ar poderão resultar numa calibração falha e sem acurácia.

Mexa e bata levemente o Levelogger LTC na solução para remover as bolhas - isso só deve demorar alguns segundos. É útil usar um recipiente transparente para calibração, para que você possa ver as bolhas deixando o sensor.

Após a agitação, permita que o sensor se estabilize e equilibre termicamente. Esperar o sensor se estabilizar adequadamente pode levar de 30 segundos até alguns minutos.

Levelogger LTC Edge estabilizando na solução de calibração

 

 

5. Mantenha as temperaturas durante a calibração

 

As temperaturas das soluções de calibração, sensor de condutividade e água deionizada devem estar similares e se manterem as mesmas durante todo o processo de calibração do medidor de nível automático Levelogger.

Durante a calibração, as soluções sempre devem ser mantidas o mais próximo possível do indicado pelo fabricante (geralmente 25°C).

Normalmente, você deve manter a solução entre 10 e 30°C para uma melhor acurácia. Se ela estiver fora desse range, é possível que a calibração tenha erros. A temperatura da solução deve sempre ser estável durante todo o processo de calibração.

Dica: Use a visualização em tempo real para checar a temperatura que o Levelogger LTC está gravando dentro da solução, para verificar se o Levelogger e a solução estabilizam após o procedimento de calibração.

 

Uma calibração bem sucedida

 

Use essas 5 dicas, porém, não deixe de seguir os passos de calibração do manual do Levelogger para garantir uma calibração de acurácia. 

 

As informações aqui presentes foram obtidas através de materiais técnicos provenientes de nossos fornecedores. Abaixo seguem fontes:

5 Tips To Ensure Accurate LTC Levelogger Edge Calibration, May 24, 2017 by Tricia Lane.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp