Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > TOP 5: Boas Práticas com as Sondas Multiparâmetros Aquaread

Publicado em 16/08/2017
TOP 5: Boas Práticas com as Sondas Multiparâmetros Aquaread

Foto: Arquivo Ag Solve

 

Este TOP 5 tem o intuito de guiá-lo na execução de boas práticas de uso das sondas multiparâmetros Aquaread. Servindo como uma ferramenta de referência rápida que pode auxiliá-lo nas rotinas diárias de medição de qualidade da água. Veja abaixo:

 

5º REALIZE CALIBRAÇÕES FREQUENTES

Se você deseja uma maior precisão em sua medição de qualidade da água, é recomendado que a sonda multiparâmetros seja calibrada antes de cada uso. Idealmente, a sonda precisa de uma calibração completa todo mês.

 

4º  FIQUE ATENTO AOS SENSORES ELETROQUÍMICOS DA SONDA

Os sensores eletroquímicos são os que mais precisam de cuidado: sensores de pH e eletrodos de íon seletivo (ISE), sendo eles: Amônio/ Amônia, Cloro, Fluoreto, Nitrato e Cálcio.

 

- Cuidando dos sensores pH

Os eletrodos de pH devem ser calibrados completamente pelo menos uma vez por semana para garantir melhor precisão. Uma calibração completa envolve calibrar o ponto de pH 7.00 primeiro, de pH 4.01 e/ou pH 10.00. Se você decidir realizar a de dois pontos, a sonda irá automaticamente calcular e salvar o valor de calibração do terceiro ponto para manter a linearidade do alcance de 0 a 14.

Para melhores resultados, calibre os três pontos na temperatura mais próxima possível de 25˚C.

Dica: A alta concentração iônica das soluções de calibração de pH (soluções tampão), incluindo a RapidCal, podem causar desvios significantes nos eletrodos de íon seletivo (ISE). Esses desvios são temporários, mas devem ser evitados porque podem causar erros graves durante a calibração e operação normal. Por esse motivo todos os eletrodos ISE são disponibilizados com uma tampa vedação de borracha vermelha.

 

- Limitações dos Sensores ISE

Todos os eletrodos de íons seletivos (ISE) sofrem interferências de íons de natureza semelhante aos íons selecionados. Por esse motivo, eletrodos ISE não são recomendados para uso em águas salgadas ou salobras devido ao alto nível de íons interventores.

 

- Cuidando dos Sensores ISE

Todos os eletrodos ISE possuem três pontos de calibração. É essencial que seja feita uma calibração cuidadosa para obter um resultado confiável e consistente. Antes da primeira calibração, todos os eletrodos devem ser mergulhados em sua respectiva solução de calibração do Pt-1 (ponto zero) por 20 a 30 minutos.

Quando um eletrodo ISE é instalado pela primeira vez, deve ser calibrado em três pontos, a fim de estabelecer a inclinação do eletrodo e características térmicas. Dois dos pontos de calibração devem estar na mesma temperatura, enquanto que o terceiro deve ser pelo menos 10˚C mais frio.

Subsequentemente, uma calibração em dois pontos deve ser realizada semanalmente e calibração em um ponto deve ser realizada diariamente.

O eletrodo ISE deve ser substituído a cada 6-12 meses.

 

3º REALIZE A MANUTENÇÃO NECESSÁRIA DOS SENSORES DE OD

Os eletrodos de Oxigênio Dissolvido (OD) fazem parte dos parâmetros padrão medidos pelas sondas multiparâmetros da Aquaread. Eles podem ser encontrados em duas versões: OD com membrana galvânica ou OD com membrana óptica.

Nas sondas AP-2000, AP-5000 e AP-7000 os eletrodos de OD são incorporados com o sensor de Condutividade Elétrica (CE), já nas sondas AP-700 e AP-800, onde é mais comum se encontrar os eletrodos de OD galvânico, o sensor de Condutividade é separado.

 

- Eletrodo de OD Galvânico

A membrana galvânica do eletrodo de OD é uma folha fina de plástico especial, permeável por oxigênio. As moléculas de oxigênio passam através dessa membrana para o sensor de oxigênio. A membrana é extremamente delicada e encaixada em fábrica na capa.

Para garantir o melhor desempenho possível a capa da membrana de OD deve ser substituída a cada 1 a 2 meses.

Nunca toque na membrana de plástico pois os óleos da sua pele podem bloquear os poros da membrana e impedi-la de funcionar corretamente.

Para substituí-la, siga os seguintes passos:

1. Retire a luva da Sonda.

2. Solte o cap do OD da ponta do eletrodo de OD girando-a em sentido anti-horário.

3. Com cuidado, escove qualquer acúmulo de poeira no eixo de zinco do eletrodo, com uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não danificar o eletrodo durante este processo.

4. Depois de retirar os acúmulos, enxágue o eletrodo com a Solução de Preenchimento do Eletrodo de OD.

5. Enxágue o novo cap da Membrana de OD com a Solução de Preenchimento do Eletrodo de OD, e depois sacuda até que esteja completamente vazia.

6. Ao utilizar a garrafa conta-gotas da Solução de Preenchimento do Eletrodo de OD, encha a metade o cap da Membrana de OD. Toque cuidadosamente no cap para garantir que nenhuma bolha de ar presa seja liberada.

7. Segure a Sonda de modo que o Eletrodo de OD fique virado para baixo, lentamente enrosque a metade preenchida do cap da Membrana de OD de volta ao eletrodo de OD, depois aperte o cap. NÃO APERTE DEMAIS. O aperto manual é suficiente. Pode ser que vaze um pouco da solução. Isso é normal.

8. Lave o eletrodo de OD com água doce e depois coloque a luva inferior da Sonda.

9. Espere pelo menos seis horas (de preferência durante uma noite) para permitir que qualquer oxigênio dissolvido na solução de preenchimento seja esgotado.

10. Realize as calibrações no ponto zero e no ponto de OD 100%, conforme descrito anteriormente.

NUNCA reinstale o cap da Membrana de OD Galvânico depois de ter sido completamente apertada. A membrana será esticada e não irá selar adequadamente sobre o cátodo de prata uma segunda vez. Se a membrana não criar uma selagem adequada sobre o cátodo de prata, o sensor de OD não irá operar corretamente e todas as leituras dadas estarão erradas.

 

- Eletrodo de OD Óptico

Se sua sonda é equipada com um eletrodo de OD Óptico, o funcionamento é diferente. O cap de OD Óptico contém uma lente revestida com um polímero fotoluminescente sensível a oxigênio, que por sua vez é revestido com um composto de borracha preta que oferece isolamento óptico, mas é permeável ao oxigênio. As moléculas de oxigênio passam através da borracha para o polímero fotoluminescente.

O polímero fotoluminescente dentro do cap óptico do OD deverá ser substituído de anos em anos, pois é uma parte consumível. Como o polímero fotoluminescente é uma parte integral do cap de OD, ele deverá ser substituído por completo. Um cap de OD Óptico dura até dez anos, dependendo da quantidade de uso da sonda.

Diferente do eletrodo de OD Galvânico, o eletrodo de OD Óptico não consume oxigênio durante sua operação, logo não é necessário haver um fluxo constante de água ou movimentação.

 

Advertência 1: Nunca encoste na borracha preta do eletrodo de OD, pois o óleo da sua pele pode bloquear os poros do revestimento da borracha e atrapalhar seu funcionamento correto.

Advertência 2: A parte interna do cap de OD Óptico é muito sensível à luz e pode ser destruído (clarificado), caso seja exposto a luz forte por qualquer duração de tempo. Jamais retire o cap do OD Óptico da Sonda, a menos que você queira substituí-lo por um novo. Quando for substituir o cap de OD Óptico, faça em um ambiente com luz baixa.

Para substituir o cap de OD Óptico, siga os seguintes passos:

1. Retire a luva da Sonda.

2. Solte o cap do OD Óptico da ponta do eletrodo OD/CE girando-a em sentido anti-horário. Não toque nos componentes ópticos expostos.

3. Aplique uma pequena quantidade de graxa de silicone à rosca e ao anel O-ring.

4. Retire o novo cap de OD Óptico da maleta à prova de luz e prenda-a rapidamente à ponta do eletrodo de OD/CE. Assegure-se de que o cap esteja total e firmemente presa ao eletrodo.

5. Realize as calibrações no ponto zero e no ponto de OD 100%, conforme decrito anteriormente.

Dica: Ao colocar o cap do OD Óptico, é fundamental calibrar o ponto zero ANTES de calibrar o ponto 100%.

 

2º SIGA AS PRÁTICAS DE USO DA SONDA

- Use a luva da sonda

Independente do ambiente em que serão realizados os procedimentos de monitoramento com a sonda multiparâmetros, nunca remova a luva do equipamento, seja em águas superficiais ou na célula de fluxo. Ao retirar a luva, você estará anulando todos os processos de calibrações já feitos e seus dados correm o risco de não terem a precisão necessária para uma medição de qualidade.

 

- Mantenha a sonda limpa

É recomendável que a sonda seja limpa após cada uso ainda com o cabo conectado. Isso permite que toda sujeira seja removida dos sensores e dos reservatórios dos conectores.

A luva da sonda pode ser removida após a medição para a limpeza dos eletrodos individuais. Após cada uso, remova a tampa da luva protetora e desatarraxe a luva. Com a luva removida, os eletrodos individuais são muito vulneráveis, então, manuseie a sonda com extremo cuidado. Se deixá-la cair, o equipamento será danificado!

Enxágue os eletrodos expostos, a parte interna da luva e sua tampa com água fresca e limpa. Agite a água para fora da luva e então a recoloque. Seque a parte externa da sonda com um pano macio.

Nunca limpe a sonda com solventes ou produtos de limpeza com base alcoólica ou concentrações ácidas/alcalinas como Decon 90. Esses produtos podem remover o acabamento anodizado da sonda e danificar os componentes de plástico e borracha. Os danos causados pelo uso de agentes de limpeza agressivos ou solventes não são cobertos pela sua garantia.

 

- Cuidados com o sensor de pH/ORP

Lembre-se de substituir o cap do eletrodo pH/ORP após o uso da sonda. Não fazer o tal, causará danos ao eletrodo.

 

1º LEMBRE-SE DO PROCEDIMENTO DE ARMAZENAMENTO DAS SONDAS E SENSORES

Guarde a sonda completa na maleta de transporte. Você só precisa se assegurar de que o sensor pH mantenha sua umidade. Coloque 3 gotas da solução no cap do sensor de pH todas as vezes em que for armazená-lo e verifique a cada duas semanas para ter certeza de ainda haja umidade no sensor. Se os sensores estiverem com os caps encaixados, e se não desejar utilizar a sonda por meses, então é melhor retirar o cap e armazená-los em local seco.

Guarde a sonda sem a tampa da luva protetora para que o ar livre circule entre os eletrodos.

Dica: a aplicação ocasional de um pouco de graxa de silicone ou um lubrificante semelhante nos anéis de vedação dos conectores, cabo da sonda, tampa da luva e na borda interna da parte inferior da luva da sonda facilita o encaixe e remoção deles.

 

Estas dicas não retiram a obrigatoriedade de leitura do manual da sonda, lembre-se de consultá-lo pois lá estarão todos os procedimentos de forma detalhada e específica para a sua aplicação. 

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp