Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Como planejar o seu monitoramento de nível automático?

Publicado em 04/08/2017
Como planejar o seu monitoramento de nível automático?

Foto: Arquivo Ag Solve

A medição automatizada de nível beneficia processos e traz consigo baixo custo de manutenção para o monitoramento contínuo de águas superficiais ou águas subterrâneas. Por ser uma forma mais elaborada de controle, planejar as etapas de um monitoramento automático de nível é um processo determinante para o sucesso dessas medições, por esta razão certifique-se de que todos os passos abaixo citados sejam seguidos antes de sua compra e instalação:

 

1. Selecione seus parâmetros de medição de nível:

Seu monitoramento precisará avaliar as variáveis de temperatura e condutividade? Os medidores de nível automáticos da linha Levelogger são capazes de mensurar nível, temperatura e condutividade da água. Para isso, oferecemos três opções de medidores de nível automáticos: o Levelogger Edge e o Levelogger Junior Edge são capazes de monitorar o nível e a temperatura da água de maneira conjunta, o que difere os dois equipamentos são seus pontos de acurácia, nível máximo de submersão, opções de amostragem e extensão de memória. Já o Levelogger LTC Edge mede o nível, temperatura e condutividade da água.

 

2. Selecione o range máximo de coluna d'água de seu monitoramento:

Após a seleção de parâmetros de medição, é necessário que você escolha o nível máximo de submersão de seu Levelogger. Os ranges estão disponíveis para colunas d'água de 5, 10, 20, 30, 100 e 200 metros.

 

3. Será necessária a compensação barométrica?

Para determinar com precisão as mudanças reais no nível da água, as flutuações da pressão barométrica devem ser removidas dos dados. O método mais simples e preciso para obter esses resultados é através da compensação barométrica automática com o uso de um Barologger suspenso acima do nível da água em um poço no local de monitoramento, que além de compensar as flutuações da pressão atmosférica, evitará os erros de acurácia e o atraso na compensação dos dados durante as medições. Um único Barologger pode ser usado para compensar todos os Leveloggers em um raio de 30 km e/ou a cada 300 m na mudança de altitude.

A compensação barométrica dos medidores de nível automáticos também pode ser realizada manualmente através dos dados registrados pelos Leveloggers e pelos registros de uma estação meteorológica de pressão atmosférica. Lembrando que para que o cálculo seja preciso a distância da estação não deve ser maior do que 30 km de distância e a mudança de altitude não poderá passar de 300 m. Além disso, a data e hora dos dados barométricos devem cobrir o intervalo de dados coletados pelo Levelogger.

 

[Leia Também: Qual a importância da Compensação Barométrica?]

 

4. Seu monitoramento será realizado em apenas um dia ou por longos períodos?

A coleta de dados será realizada por minutos ou horas: Embora sempre seja sugerido que as compensações de pressão barométrica sejam feitas, você pode assumir o mínimo de mudança na pressão atmosférica, portanto, um Barologger pode não ser necessário.

A coleta de dados será realizada por vários dias: Para manter a precisão, use Barologger Edge para corrigir as mudanças na pressão atmosférica. (Um Barologger pode ser usado para compensar todos os Leveloggers em um raio de 30 km e / ou a cada mudança de altitude a 300 metros em elevação.

 

5. Gostaria de comunicar e visualizar os dados com o Levelogger conectado ao poço de monitoramento?

  • SIM: Você precisará adicionar ao seu pacote de monitoramento o conjunto de comunicação de leitura direta (USB) + um leitor óptico e o cabo de interface para PC. Lembre-se de especificar os comprimentos (incluindo o comprimento mais curto para o Barologger, se necessário).

  • NÃO: Você apenas precisará de uma interface de leitura óptica (USB) e precisará escolher o tipo de cabo de suspensão de seu Levelogger, disponíveis nos modelos de aço inoxidável ou cordão de kevlar.

 

6. Selecione a forma de comunicação de seu medidor de nível automático:

  • Monitoramento pontual com remoção do equipamento para leitura de dados: Nesta situação a comunicação do medidor de nível automático deverá ser realizada pela conexão de leitor óptico USB a um notebook ou computador onde o Software do Levelogger esteja instalado.

  • Monitoramento de longos períodos com equipamento submerso dentro do site de análise: Nesta situação, o medidor de nível automático deverá estar instalado junto com um cabo de leitura direta e um adaptador óptico, caso os dados queiram ser lidos diretamente de um notebook ou computador onde o Software do Levelogger esteja instalado, é necessário que kit de leitura direta via USB seja incluso. Caso a comunicação seja realizada diretamente com dispositivos smart Apple® ou Android™ em que o aplicativo Solinst Levelogger esteja instalado, será necessária a inclusão de uma Interface de Aplicativo Levelogger no pacote.Ou ainda, há a opção de coleta de dados através DataGrabber, um dispositivo com um pendrive incluso que guarda todos os dados coletados pelo Levelogger.

 

7. Seu local é passível de telemetria?

Se sim, o LevelSender é um sistema simples, de baixo custo, projetado para enviar dados com conexão sem de fio, de registradores de dados em campo, através de comunicação celular, para diversos e-mails e receptores de SMS. 
Você pode receber dados diretamente no seu dispositivo smart.
As estações remotas do LevelSender possuem um modelo compacto, permitindo que sejam instaladas discretamente, dentro de poço de monitoramento de 2” de diâmetro ou em outro invólucro. Cada dispositivo LevelSender possui uma única entrada para conexão com um registrador de dados. Um divisor opcional oferece conexões para dois registradores de dados, permitindo que você instale um Levelogger e um Barologger no mesmo poço.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp