Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Qual a importância da Compensação Barométrica?

Publicado em 03/08/2017
Qual a importância da Compensação Barométrica?

Foto: Levelogger e Barologger, Arquivo Ag Solve

 

O Levelogger e o Barologger são dispositivos bastante semelhantes que atuam em conjunto na determinação da variação do nível d'água em poços e canais abertos. Eles trabalham como um transdutor de pressão, determinando o nível do site monitorado através da pressão exercida sobre eles.

O medidor de nível automático Levelogger deve ser submerso na água, enquanto o compensador de pressão Barologger fica fora da água. Ao mesmo tempo em que um instrumento faz a leitura da pressão total (pressão da água + pressão barométrica), o segundo faz a leitura da pressão barométrica.

Isto acontece pois o Levelogger mede a pressão total do ambiente monitorado, isto é: pressão hidrostática somada à barométrica. Por esta razão, quando se espera uma incerteza menor nos valores medidos, é necessária que seja feita a subtração das variações de pressão. Este processo é chamado compensação barométrica, que nada mais é que transformar os dados que são emitidos em forma de pressão para o formato de centímetros ou metros de coluna de água (pressão sobre o instrumento).

 

Compensando a Pressão Automaticamente

 

A compensação barométrica, ou compensação de pressão, tradicionalmente é feita através de um tubo de ventilação que liga o transdutor de pressão até a superfície.

Este tubo ventilado tem sua terminação na parte posterior do diafragma do transdutor de pressão, promovendo o cancelamento do efeito de pressão barométrica. No entanto, desta forma não é possível rever os dados barométricos associados ao equipamento.

Para resolver este problema, a Solinst determinou que a série Levelogger Edge usaria um transdutor de pressão absoluta que exigiria a gravação de dados barométricos para compensação e visualização desses efeitos de pressão. Dessa forma, quando os medidores de nível automáticos estão na água eles medem o total da coluna d'água mais a pressão barométrica.

Em um site de monitoramento a função de um Barologger é apenas medir a pressão barométrica contida no poço. Sua programação de algoritmos são estritamente para uso no ar, tornando-o extremamente preciso.

Através do software Data Wizard, os dados barométricos assimilados pelo Barologger são usados para compensar todos os conjuntos de informações registrados pelo Levelogger para que então sejam fornecidas as verdadeiras leituras de nível da água capturadas pelos medidores de nível automáticos.

Para melhorar a acurácia da compensação de dados barométricos, é recomendado que o Barologger e os Leveloggers sejam programados com o mesmo instante de gravação de dados.

Uma vez que os dados dos medidores de nível automáticos (Leveloggers) e do Barologger são carregados para o software do equipamento, o Data Wizard pode ser usado para compensar barometricamente os dados registrados e ajustar as medições adequadas de profundidade.

Arquivos múltiplos dos medidores de nível automáticos podem ter seus dados registrados barometricamente compensados de uma só vez usando apenas um arquivo do Barologger.

O usuário pode ver os dados dos equipamentos diretamente pelo software ou também pode exportá-los nos formatos .csv ou xml para uso em qualquer outro programa hidrológico para futuras análises e interpretações.

 

Software Levelogger

 

O software dos equipamentos faz a operação de forma facilitada. Para tal operação é necessário que os equipamentos estejam devidamente configurados na mesma unidade de leitura. 

 

As informações aqui presentes foram obtidas através de materiais técnicos provenientes de nossos fornecedores. Abaixo seguem fontes:

SOLINST TECHNICAL BULLETIN: Importance Of Barometric Compensation & Barometric Data, Canadá: October 12, 2016

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp