Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 5 Benefícios do Monitoramento de Qualidade da Água na Amostragem Low Flow

Publicado em 14/06/2017
5 Benefícios do Monitoramento de Qualidade da Água na Amostragem Low Flow

Sonda multiparâmetros AP-800 realizando análise de amostra em método low flow

Com medições realizadas através de sondas multiparâmetros para o monitoramento da qualidade da água no método low flow, é possível definir o exato momento da amostragem que caracterizará o poço e por fim as propriedades das águas subterrâneas do mesmo. Quando a água da formação do poço for acessada no processo de purga, você deverá considerar os seguintes pontos importantes que beneficiarão sua amostragem:

1. Realize uma Análise Precisa do Aquífero em que se Trabalha

Regularizado desde janeiro de 2006 pela CETESB, o método de baixa vazão, também conhecido como Low Flow, tem o intuito de minimizar erros de amostragem em águas subterrâneas durante estudos e trabalhos de remediação. Ele é ideal para a retirada representativa de plumas contaminantes e análises mais completas, sem perda de voláteis e com maior qualidade nas amostras.

Para que essas análises obtenham maior qualidade e sejam consideradas através dos critérios das normas regulamentadas de qualidade da água neste método, é recomendado que quando o órgão utilize sua sonda multiparâmetros para o monitoramento da amostra, todos os níveis paramétricos a serem medidos estejam devidamente calibrados com as incertezas padronizadas pelas resoluções. Isso garantirá a precisão das medições e consequentemente das estatísticas finais dos relatórios a serem oficialmente apresentados.

2. Estabeleça o Instante Exato de Coleta para que a Amostra seja Representativa

No Low Flow, a água subterrânea é bombeada diretamente da seção filtrante do poço em baixa vazão, ou seja, de forma lenta, purgando apenas a zona de amostragem. Isso minimiza os distúrbios na água do poço e reduz a turbidez da amostra.

Durante este processo, deve-se esperar que as variações da amostra coletada nos parâmetros medidos (pH, condutividade elétrica, potencial de oxi-redução, tubidez e oxigênio dissolvido) estabilizem. Esta ação será essencial para que a caracterização do poço monitorado seja feita.

3. Determine Todos os Parâmetros Exigidos pela Norma

Os parâmetros de pH, condutividade elétrica, potencial de oxi-redução oxigênio dissolvido e turbidez são essenciais para um monitoramento dentro dos critérios exigidos pela norma CONAMA nº 396/2008.

Para este tipo de análise na amostragem é ideal que o equipamento utilizado no kit de monitoramento da qualidade da água seja uma sonda multiparâmetros; pois, além da facilidade de portabilidade em campo, em um único equipamento, todos esses níveis paramétricos podem ser analisados de forma rápida e eficiente, e, principalmente, em tempo real.

4. Verifique os Níveis Toxicológicos de seu Poço

Segundo as definições oficiais da norma CONAMA nº 396/2008, as análises toxicológicas (análises químicas ou bioquímicas) devem ser realizadas com a função de determinar compostos tóxicos, seus produtos de biotransformação ou seus efeitos em materiais biológicos de organismos potencialmente expostos. Essas análises também têm função na melhoria da classificação de qualidade da água analisada, desde que estajam dentro da conformidade dos critérios utilizados pela resolução.

A concentração de contaminantes, sua origem e medidas de prevenção e controle deverão ser monitoradas e aplicadas de acordo com os critérios e procedimentos de qualidade aceitos pelas normas vigentes. Segundo o inciso V do artigo 17 da norma, “as análises físico-químicas deverão ser realizadas utilizando-se métodos padronizados, em laboratórios que atendam aos limites de quantificação praticáveis, listados no Anexo I desta Resolução”.

5. Crie Rotinas de Monitoramento e Cronogramas para Gerenciamento das Análises e Coletas

A criação de cronogramas de amostragem regulares é um dos itens mais importantes para o cumprimento de normas e para a realização de uma análise representativa e precisa.

Segundo o artigo 13, parágrafo 1, da resolução CONAMA nº 396/2008, “A freqüência inicial do monitoramento deverá ser no mínimo semestral e definida em função das características hidrogeológicas e hidrogeoquímicas dos aqüíferos, das fontes de poluição e dos usos pretendidos, podendo ser reavaliada após um período representativo.” Além disto, também é citado no parágrafo 2 que “Os órgãos competentes deverão realizar, a cada cinco anos, uma caracterização da qualidade da água contemplando todos os parâmetros listados no Anexo I, bem como outros que sejam considerados necessários.”, o que torna necessário um gerenciamento de coleta e análise de dados rigoroso para que os resultados e incertezas apresentados através da medição e estatísticas sejam considerados e os estudos de qualidade da água subterrânea sejam devidamente completados.

Métodos e Medição

O monitoramento de recursos hídricos no quesito qualidade da água com a finalidade de evitar a contaminação e propagação de resíduos nos perímetros urbanos e agrícolas, é um dos deveres mais importantes nas soluções diárias para controle ambiental.

O uso de sondas multiparâmetros para este tipo de controle de qualidade da água é um dos métodos mais recomendados, pois, desta forma, com um único equipamento o usuário tem a capacidade de medir uma infinidade de combinações de parâmetros.

As sondas multiparâmetros Aquaread possuem modelos que podem medir de 1 até 17 parâmetros simultâneos. Dentre os níveis paramétricos que podem ser monitorados por elas estão: Oxigênio Dissolvido Ótico ou Galvânico, Profundidade, Condutividade (CE), TDS, Resistividade, Salinidade, Gravidade específica do mar, pH, ORP, Temperatura, Amônio, Amônia, Cloretos, Fluoretos, Nitratos, Cálcio, Turbidez, entre outros.*

*Consulte as configurações específicas de cada sonda para a verificação de composição de parâmetros de seu modelo.

Investigação e Monitoramento

As sondas multiparâmetros AP-700 e AP-800 são equipamentos mais básicos da linha Aquaread, monitorando os principais parâmetros da água.

Elas medem simultâneamente 10 parâmetros padrão, sendo eles OD Galvânico, CE específca, CE absoluta, pH, ORP, TDS, Resistividade, Salinidade, Densidade da Água do Mar e Temperatura. A sonda Aquaread AP-800 monitora também a turbidez. São fornecidas em uma prática e segura maleta para uso portátil. E possuem como opção a troca por OD óptico e adição de profundidade.

Este texto tem o intuito de dar dicas relacionadas ao monitoramento de qualidade da água no amostragem no método Low Flow, todas as informações técnicas referentes à normas oficiais aqui contidas foram retiradas da Resolução CONAMA nº 396/2008.

Clique aqui e leia a Resolução completa

Por: Andressa Lemos

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp