Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 3 formas simples de realizar o download dos dados dos Leveloggers em campo

Publicado em 29/03/2017

Os Leveloggers estão gravando os níveis da água em sua rede de poços de monitoramento, e é chegada a hora da coleta quadrimestral de dados – quais opções você possui para coletar os dados deles?

Podem ser oferecidas 3 formas básicas de obter os dados dos Leveloggers em campo sem a remoção dos equipamentos de seu local de monitoramento. Verifique abaixo cada uma delas:

1. Usando um notebook e o software da linha Levelogger

O primeiro e mais básico método de coleta de dados é o uso de um notebook onde o software do Levelogger esteja instalado.

Para a comunicação com o notebook, é necessário que você possua um cabo de interface PC para se conectar ao cabo de comunicação direta do Levelogger. Caso tenha instalado seu equipamento com suspensão por cabos de aço, será necessário o uso de um leitor óptico.

Realizando o download de dados usando a interface óptica conectada ao notebook com o software do Levelogger instalado.

A maior vantagem de usar esse método é o total acesso a todos os módulos inclusos no software da linha Levelogger. Com total capacidade de programação do equipamento. 

Por exemplo, depois do download dos dados, se necessário, você pode parar a medição dos Leveloggers e reprogramá-los com um novo regime de amostragem antes de colocá-los novamente para funcionar.

Você pode visualizar e salvar os dados em tempo real. E também pode exportá-los para que possam ser usados em outros programas que o notebook possui, por exemplo: Excel.

O software do Levelogger inclui o Data Wizard, um item essencial para a compensação barométrica automátca dos dados coletados, e visualização verdadeira das medições de nível da água, mesmo depois de retornar do campo para o escritório.

Duas utilidades vantajosas no software Levelogger:

A primeira é a função de diagnósticos. Esta utilidade pode ser usada para checar o funcionamento dos transdutores de pressão dos Leveloggers, seus sensores de temperatura e a voltagem de suas baterias. Além disso, os diagnósticos também são capazes de checar o backup e os registros na memória do equipamento, e caso seja necessário, ele permite um completo despejo de memória.

A segunda é a atualização de firmware. Conecte seu notebook à internet e realize o download de qualquer arquivo de atualização de firmware antes de ir para campo. Você pode utilizar esta função para atualizar qualquer Levelogger no campo, após o download dos dados. 

Porém, antes de realizar esta atualização, verifique sua compatibilidade de hardware.

Caso precise apenas realizar o download dos dados enquanto estiver em campo, veja as duas outras opções:

2. Usando o seu smartphone e o aplicativo do Levelogger

A interface para o aplicativo de leitura de dados do Levelogger usa a tecnologia sem fio, Bluetooth, para conectar o equipamento a um smartphone ou tablet que tenha o aplicativo instalado.

Como funciona?

Faça o download gratuito do aplicativo Levelogger em seu dispositivo Apple ou Android. Leve o seu dispositivo e a interface Bluetooth para o campo. A interface para o aplicativo é muito compacta e fácil de transportar.

Conecte a Interface ao final de seu cabo de comunicação direta ou diretamente ao Levelogger usando um adaptador.

Ligue a Interface, e pareie com o Bluetooth habilitado em seu smartphone ou tablet. Inicie o aplicativo e conecte ao seu registrador de dados. 

Baixando os dados do Levelogger usando a interface do aplicativo conectada ao cabo de comunicação direta.

Levelogger conectado à interface do aplicativo usando a interface de leitura direta para um adaptador óptico.

Uma vez conectado, você tem acesso a todos os recursos de programação e download também encontrados no Software do Levelogger versão PC. Se ativado em seu smartphone ou tablet, a localização GPS de seu Levelogger também será registrada quando seus arquivos de dados do equipamento forem baixados.

No aplicativo, você pode salvar até 10 configurações programadas que podem ser aplicadas aos Leveloggers em campo. Isso pode ajudar a padronizar todos os Leveloggers em um projeto, caso precise reiniciá-los com um novo regime de amostragem. Você também pode visualizar e salvar dados em tempo real em seu smartphone ou tablet.

O aplicativo não inclui as mesmas funções do Software ou até mesmo o Data Wizard (função no programa que realiza a compensação barométrica automaticamente), no entanto, a maior vantagem dele é a habilidade de visualizar e mandar via e-mail os dados do Levelogger diretamente de um dispositivo smartphone ou tablet.

O aplicativo e interface oferecem uma opção conveniente e eficiente para comunicação no campo.

No entanto, se você ainda preferir uma opção mais simples de realizar o download de seus Leveloggers, pode usar o DataGrabber.

3. Usando o DataGrabber para Transferência de Dados

O DataGrabber é o método mais simples quando você precisa realizar o download dos dados do Levelogger. Ele é a opção mais compacta.

O DataGrabber usa um pendrive para guardar os dados do Levelogger. Ele se conecta ao equipamento via cabo de comunicação direta ou através de um adaptador óptico.

Nota: A interface do aplicativo Levelogger e o DataGrabber são parecidos e possuem a mesma maneira de se conectarem aos equipamentos da linha, porém suas funções são diferentes.

É necessário que o pendrive esteja inserido no soquete do DataGrabber para que com apenas um toque no botão dele todos os dados do Levelogger sejam transferidos para ele.

O DataGrabber não interrompe ou para de gravar os dados do Levelogger, assim como não apaga a sua memória. Ele simplesmente copia os dados do equipamento para o pendrive, que pode ser retirado do DataGrabber e levado para o escritório onde os dados podem ser baixados em um PC onde o software do Levelogger esteja instalado.

Não há nenhuma programação ou outros recursos de visualização de dados, e você não pode checar a memória ou a voltagem de bateria com esta opção.

A melhor opção para você...

Não importa se você estiver procurando reprogramar seus Leveloggers enquanto estiver em campo, se quer enviar os dados deles por e-mail para seus colegas de trabalho enquanto estiver no site de medição ou simplesmente se precisa baixar os dados de nível da água, nós temos todas as opções para você.

Nota: A Solinst também possui opções de telemetria para a coleta de dados remota, usando comunicação celular ou rádio para que o usuário possa receber em tempo real os dados dos equipamentos sem que sequer seja necessário ir até o campo.

Fonte: Informativo Solinst -  On The Level, Water Monitoring News and Updates

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp