Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > 5 questões sobre CMT

Publicado em 23/01/2017
5 questões sobre CMT

O que significa CMT?

CMT significa Tubulação Multicanal Contínua. É composto por um tubo de polietileno (MDPE) de densidade média que possui sete ou três canais separados. Os sistemas CMT são oferecidos em comprimentos contínuos de até 91 metros para sua versão de sete canais ou de até 152 metros para sua versão de três canais.

A tubulação de sete canais possui diâmetro de 1.7”, enquanto a versão de três canais possui 1.1”. Cada um desses canais permite a inserção de um equipamento de 3/8” como medidores de nível ou bombas de amostragem subterrânea para o monitoramento do sistema.

Como esta tubulação se transforma em um sistema completo de monitoramento subterrâneo multinível?

As portas de monitoramento são criadas manualmente com o uso de ferramentas e são vedadas com plugues e telas de aço inoxidável.

Uma porta de monitoramento pode ser construída para cada canal da tubulação. Isto significa que você pode projetar seu Sistema CMT de Monitoramento de Água Subterrânea para monitorar até sete zonas discretas em um poço, com cada zona monitorando uma profundidade diferente.

Como discutido em um artigo anterior, os sistemas multinível de monitoramento de águas subterrâneas, muitas vezes referidos como poços aninhados projetados, fornecem dados de subsuperfície de alta resolução e têm muitas vantagens quando comparados aos poços de monitoramento tradicionais, como poços agrupados e aninhados. Assista a um vídeo que mostra as diferenças entre os poços convencionais de longa triagem e os poços de vários níveis em nosso canal do YouTube.

Como construir sistemas de monitoramento CMT?

A Solinst desenvolveu um vídeo que demonstra todo o processo passo a passo de construção de portas do sistema Multinível, confira clicando aqui.

O vídeo mostra como usar o Cortador de Portas - uma ferramenta única desenvolvida especialmente para a criação das portas do sistema CMT - e também, demonstra como construir as portas da forma própria para o redirecionamento aos devidos canais.

Além disto, ele demonstra como a tubulação CMT é conveniente, possuindo um identificador ao longo da largura do canal 1 para que o usuário saiba em que canal começar.

O monitoramento das portas pode ser construído em qualquer local ao longo da tubulação. Isto promove uma flexibilidade maior de adaptação do sistema para o seu tipo de poço. O sistema CMT costuma ser construído diretamente no site onde acontecem as perfurações de poços. Com prática, duas pessoas podem fazer esta instalação de um sistema com sete canais em menos de duas horas.

Como os sistemas multiníveis são instalados?

Os sistemas CMT de monitoramento de águas subterrâneas são tubos lisos e uniformes, sem amarrações (e sem packers, se desejado) com que se preocupar durante a instalação. Eles podem ser instalados em poços e finalizados com areia e camadas de aterro de bentonita, ou colapso de formação natural.

Os sistemas estreitos de três canais podem ser instalados usando pacotes especiais de areia e bentonita, que são projetados para trabalhar com plataformas diretas de empurrar e vedar orifícios de núcleo NQ.

O monitoramento multinível realmente pode ser simples e barato? 

A resposta é sim – especialmente se você usa o sistema de monitoramento multinível CMT que possui baixo custo, instalação rápida e pode ser facilmente customizado de acordo com sua necessidade de amostragem subterrânea. 

Fonte: Solinst

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp