Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Sistemas de Remediação Para Áreas Contaminadas

Publicado em 05/10/2016
Sistemas de Remediação Para Áreas Contaminadas

Muitas técnicas são utilizadas para o desenvolvimento de um projeto de remediação em áreas contaminadas, você sabe qual o melhor método para sua aplicação? 

Abaixo seguem algumas opções oferecidas pela Ag Solve:

SRX

As bombas SRX são sistemas desenvolvidos para a captação de contaminantes através de métodos pneumáticos de bombeamento que extraem o meio líquido juntamente com a fase dissolvida para fora do poço criado. Elas criam uma barreira impedindo que o fluxo da fase dissolvida prossiga para o curso que as águas subterrâneas teriam que tomar para chegar ao seu aquífero de destino. Elas costumam atuar em ambientes em que os contaminantes têm características explosivas.

Skimmer Passivo

Este equipamento funciona como um seletor de fase livre de contaminantes, e é composto por cinco partes, sendo elas: filtro de volume, filtro oleofílico, flutuador de polietileno, canister e reservatório. Desenvolvido para filtrar todo o óleo do local contaminado em camadas de 5 a 10 cm e expelir a água recuperada.

Para seu funcionamento não é requerida nenhuma infraestrutura que envolva instalações elétricas, apenas é necessário que o poço de extração seja fundo o suficiente (2 metros a partir do nível d'água) para que o encaixe do reservatório que o acompanha abrigue todos os contaminantes recolhidos pelo sistema de remediação.

O tempo de amostragem vai depender da viscosidade do contaminante e do tamanho do poço em que ele estará instalado. Os poços ideais para este tipo de amostragem são os de 4” (100 mm) e 8” (200 mm), onde a liberação dos produtos contaminantes acontecerão de forma mais rápida.

É essencial que o profissional responsável pelo projeto inclua em seu programa visitações quinzenais para a análise do desenvolvimento deste sistema. Além disto, é importante que a instalação deste sistema seja extremamente planejada para que sejam evitados problemas de fixação e sejam previstos autoajustes de acordo com a coluna d'água do poço.

Skimmer Ativo (Integração com F.A.P)

Seu sistema é muito parecido com o de um Skimmer Passivo, o diferencial está na troca do reservatório por uma bomba invertida que leva os contaminantes para um tanque através do uso de um compressor. O ar comprimido fará com que o equipamento bombeie estes produtos de fase livre até o tanque, da mesma forma que uma bomba de amostragem costuma funcionar. Por ser um sistema mais complexo que envolve uma maior capacidade de vazão de aproximadamente 350 litros por minuto, alguns cuidados devem ser tomados para a instalação deste sistema:

  • Cuidados com o nível do tanque devem ser tomados: uma bóia e um sensor de nível devem ser instalados nele para o monitoramento e alerta do profissional no momento em que ele atingir seu máximo de capacidade. Assim que o tanque estiver cheio, o bombeamento do Skimmer deve ser paralisado imediatamente para que ele não retorne a trazer o fluxo de contaminantes para o poço.

  • O profissional deverá ajustar um timer de acordo com o relógio pneumático que acompanha o equipamento para que a amostragem ocorra de 5 a 10 minutos por hora. Além disto, para um melhor desempenho do sistema, ele deverá cruzar esta informação com os alertas que o alarme de enchimento do tanque deverá fazer para controle e análise do desenvolvimento do projeto.

  • O sistema dever ser manuseado com cuidado, sua instalação deve ser extremamente cautelosa e rigorosa, qualquer cálculo errado poderá danificar todo o sistema, além de aumentar o grau de contaminação da área.

 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO COMPLETO DE REMEDIAÇÃO

  1. Uso de Skimmer Ativo FAP: para retirar grande parte da contaminação da área;

  2. Uso de Skimmer Passivo: para retirar o pouco que sobrou da contaminação em uma carga mais lenta;

  3. Uso de Petrobailer;

  4. Uso de manta oleofílica (Meias Soakease);

  5. Biorremediação (O-SOX).

 

POD Skimming

É um sistema indicado para locais sem acesso algum a fontes de energia. Sua forma de bombeamento é ativa, composta pelos seguintes itens: uma garrafa de ar comprimido, boia e um reservatório o qual ficarão hospedados os contaminantes retirados do poço. É o sistema de remediação de maior eficiência energética e mais inteligente, pois funciona automaticamente. 

(Por: Andressa Lemos)

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp