Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Leveloggers Absolutos vs. AquaVent Ventilado

Publicado em 05/10/2016
Leveloggers Absolutos vs. AquaVent Ventilado

A Solinst oferece sensores de nível de água absolutos (não-ventilados) e compensados (ventilados).

A Série Levelogger® de registradores de dados possui um sensor absoluto. Os sensores absolutos são isolados da atmosfera, por isso medem a pressão da água e também a pressão barométrica. Os dados dos Leveloggers devem ser compensados contra efeitos barométricos.

O AquaVent™ da Solinst possui um transdutor de pressão ventilado. O sensor de pressão é aberto para atmosfera através de um cabo ventilado virado para a superfície. Os dados são compensados automaticamente para efeitos de altitude e pressão barométrica.

Cada tipo de registrador de dados de nível de água se adequa melhor em aplicações e condições específicas, e cada um possui suas vantagens e desvantagens.

Programação e Operação

Embora os fundamentos de medição sejam diferentes, a programação e a operação do Levelogger e do AquaVent são parecidas. Ambos são programados previamente utilizando o Programa de Computador Levelogger, através do cabo USB. São ajustados para registrar em uma taxa específica e, em seguida, instalados no campo no período de monitoramento.

Ao término do registro, as leituras são baixadas no computador ou em um dispositivo de transferência de dados em campo. Os dois possuem as opções de integrar-se a um sistema de telemetria ou a um registrador de dados externo (terceiro), ou ainda a um PLC para transmissão remota de dados de nível de água.

Instalação

Por serem unidades multifuncionais, os Leveloggers tendem a ser mais fáceis de instalar. Têm a opção de serem suspensos pelo uso do cabo de perfilagem em aço inoxidável ou pelo cordão de Kevlar. Deste modo a instalação pode ser mais barata.

O AquaVent™ deve ser aplicado com o uso do cabo ventilado, o qual pode ser mais pesado - especialmente quando se utilizam comprimentos maiores. O transporte e a instalação podem ser mais difíceis em áreas remotas ou isoladas. Você também deve assegurar que o tubo de respiro dentro do cabo não esteja dobrado ou cortado ao ser manuseado.

Manutenção

A maior vantagem dos registradores de dados absolutos é que requerem pouca manutenção. Salvo visitas periódicas ao campo para limpeza e substituição dos anéis o-ring, os Leveloggers podem ser deixados em campo por longos períodos sem grandes preocupações.

Os sistemas tradicionais de cabo ventilado possuem dessecantes que precisam ser substituídos com regularidade para assegurar que o tubo de respiro permaneça seco. Entretanto, a Solinst projetou o AquaVent de modo que sua manutenção seja mínima, com dessecantes que oferecem proteção contra umidade durante toda a vida útil do aparelho. Uma ferramenta personalizada para secar o tubo de respiro com nitrogênio seco, antes do uso ou armazenamento, também foi projetada.

Precisão

Geralmente, os transmissores ventilados podem fornecer dados mais precisos em aplicações rasas, onde o sensor de pressão é colocado próximo à superfície. Todavia, quanto mais profundo for, ou quanto maiores as flutuações de nível de água, é recomendado o uso do sensor absoluto. Os transmissores ventilados podem estar sujeitos a respostas lentas para pequenas mudanças na pressão barométrica, especialmente em profundidades maiores.

Os sensores de pressão absoluta têm a vantagem de registrar dados barométricos. Os dados barométricos podem ser utilizados para determinar e eficácia barométrica, que pode ser muito significante, especialmente em aquíferos confinados mais profundos. Os sensores de pressão ventilada aceitam 100% da eficácia barométrica e não fornecem dados barométricos para determinar qualquer diferença.

A falta de dados barométricos torna difícil determinar se o transdutor ventilado está registrando corretamente. Um tubo de respiro cortado, úmido ou amassado pode causar erro na compensação barométrica, e por consequência dados imprecisos.

Em aplicações rasas, o tubo de respiro funciona bem para transmitir qualquer alteração na pressão barométrica diretamente para o sensor. Com os sensores absolutos, você deve levar em conta qualquer imprecisão, tanto no sensor de nível quanto no sensor barométrico, ao analisar os dados finais de nível de água, mesmo em instalações rasas.

Aplicações

Os registradores de dados de nível de água ventilados funcionam bem em aplicações rasas com baixa expectativa de flutuações no nível de água. Também são ideais quando não for possível instalar um registrador de dados barométrico por perto.

Os registradores de dados de nível de água ventilados fornecem dados que são automaticamente compensados, por isso podem ser úteis quando houver necessidade de consultar dados em tempo real, principalmente em projetos de curto-prazo, como teste de vazão ou outros testes de caracterização de aquífero. Os registradores de dados de nível de água ventilados podem economizar tempo, reduzindo o processamento de dados após a coleta.

Os sensores de pressão absoluta também possuem muitas vantagens; devido ao modelo mais simples, são mais fáceis de transportar e instalar em locais remotos ou de difícil alcance. Também tendem a ter menor custo e requerem menos manutenção.

Os sensores de pressão absoluta são adequados para uma maior variedade de aplicações, e possuem maior tolerância e precisão em profundidades maiores e flutuações altas de nível de água. Os registradores de dados de nível de água absoluto são uma melhor escolha para áreas úmidas, propensas a alagamento, ou expostas a condições de congelamento por longos períodos.

Fonte: Solinst, "Solinst Technical Bulletin, Absolute Leveloggers vs. Vented AquaVent"

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp