Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Qualidade da Água: Monitoramento de CDOM

Publicado em 04/10/2016
Qualidade da Água: Monitoramento de CDOM

A matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM) é o componente opticamente mensurável da dissolução de detritos orgânicos na água. Também conhecida como gelbstoff, a CDOM ocorre naturalmente em ambientes aquáticos, principalmente como resultado de manchas de tanino na água (uma substância de origem vegetal liberada da decomposição de detritos). 

A matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM) absorve com maior intensidade a luz de onda curta de comprimento (que vai do azul ao ultravioleta), enquanto a água pura absorve com maior intensidade a luz de onda de comprimento longa (tons avermelhados). Portanto, a água não-turva com pouca ou nenhuma CDOM aparece em azul. 

A cor da água vai variar através de verde, amarelo-verde e marrom com o aumento da CDOM.

 

CDOM Station

O sistema CDOM-Station permite visualizações em tempo real e relatórios de matéria orgânica dissolvida colorida (CDOM) tanto em plantas de processamento e tratamento de água quanto em sistemas de águas naturais. 

O monitor detecta a fluorescência da matéria orgânica dissolvida (FDOM) fornecendo medições de CDOM altamente sensíveis que serão mostradas para correlacionar com produtos orgânicos dentro da água. 

Estes sistemas podem informar sobre a avaliação de carga orgânica através de obras, gestão de desinfecção pelo potencial de formação de produto, controle de coagulação e gestão de filtração.

 

Aplicações

As aplicações para o sistema CDOM-Station incluem:

  • Gerenciando desinfecção pelo potencial de formação de produto

  • Avaliando carga orgânica através de obras gestão de filtro

  • Controle de coagulação

  • Monitoramento THM e HAA precursores

 

Qual o efeito que a máteria orgânica dissolvida colorida (CDOM) tem sobre o meio ambiente?

A matéria ôrganica dissolvida colorida (CDOM) pode ter um efeito significativo sobre a atividade biológica em sistemas aquáticos. Ela diminui a luz que penetra na água, causando um efeito limitador na fotossíntese e pode inibir o crescimento de populações de fitoplâncton, que formam a base das cadeias alimentares oceânicas e são uma fonte primária de oxigênio atmosférico. Ela também absorve a radiação prejudicial UVA/B, protegendo organismos de danos no DNA.

Fonte: Chelsea Technologies, "Water Quality - CDOM Monitoring"

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp